Encontrados 18 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o Projeto TEIP: reflexões so...

Quintas, Helena; Borges, Maria Leonor; Amado, Nélia; Vieira, Luís Sérgio

Reflexão sobre o trabalho dos peritos da Universidade do Algarve, no âmbito da colaboração entre esta Universidade e o Ministério da Educação no "Projeto TEIP-3" ; A presente comunicação pretende analisar as mútuas vantagens para a formação e desenvolvimento profissional docente que advêm da relação entre o Ensino Superior e o projeto “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP), da iniciativa do...


O projecto Problem@Web: perspectivas de investigação em resolução de problemas

Carreira, Susana Paula Graça; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra; Amaral, Nuno

Apresentam-se as principais linhas de investigação do Projeto Problem@Web cujo propósito geral é estudar a resolução de problemas matemáticos num contexto que se estende para além da sala de aula, centrado em competições matemáticas inclusivas que decorrem através da Internet. Para cada um dos três focos de investigação – Tecnologias, Afetos e Criatividade – na resolução de problemas, é apresentada uma síntese ...


O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de ...

Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

As competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de in...


Fatores afetivos na resolução de problemas matemáticos desafiantes no contexto ...

Carreira, Susana Paula Graça; Ferreira, Rosa; Amado, Nélia

Nesta comunicação, procuramos descrever os padrões de comportamento dos participantes numa competição de resolução de problemas, de natureza inclusiva e baseada na Web, no que toca à procura de ajuda para resolver os problemas propostos e aos graus de apreciação e dificuldade sentidas ao resolver os mesmos. Os resultados sustentam o carácter desafiador dos problemas do SUB12, em particular o seu grau de desafio...


A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e fol...

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da

O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificaçã...


O feedback no contexto do trabalho entre alunos com o geogebra

Paiva, Júlio; Amado, Nélia; Carreira, Susana Paula Graça

Apresentamos neste artigo dois episódios relativos a uma experiência de ensino com alunos do 7.º ano onde é dado relevo ao trabalho com o computador na aprendizagem da geometria. Tentamos tirar partido das potencialidades da utilização de um ambiente de geometria dinâmica no processo de ensino/aprendizagem. Focamo-nos no trabalho desenvolvido por um grupo de dois alunos em sala de aula. Este estudo desenvolve-s...


Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática

Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia

O ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazêlo ...


Ensinar e aprender matemática com criatividade dos 3 aos 12 anos

Amado, Nélia; Ferreira, Rosa

A criatividade é uma característica inerente ao saber matemático e embora esteja, muitas vezes, associada à genialdade ou a habilidades excecionais, ela pode ser amplamente estimulada na população escolar em geral. É uma capacidade que nem sempre é visível em contexto de sala de aula, sobretudo devido à falta de tempo e de espaço para atividades livres, bem como para refl exões informais, dois aspetos, entre ...


Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática

Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia

O ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazê-lo...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A integração da folha de cálculo no estudo do tópico equações do 2.º grau no 9....

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da

Neste artigo analisamos o papel da folha de cálculo no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 9.º ano no tópico Equações do 2.º grau. Os objetivos são (i) perceber como é que os alunos abordam as tarefas propostas na folha de cálculo, isto é, a que representações recorrem e que tipo de relações estabelecem e (ii) de que modo esse trabalho influencia o desenvolvimento do seu pensamento algébrico. A...


18 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia