O presente número da Revista Interacções reúne um conjunto de experiências de formação diversificadas no âmbito da formação de professores e de educadores de infância. Os estudos apresentados no âmbito da formação inicial e contínua permitem a análise de uma variedade de perspectivas e metodologias relevantes para os docentes e investigadores da área. Sobretudo, são reveladores do envolvimento dos investigadore...
O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adulto...
Recalling one of Dewey thoughts there is a consensus among educators that we should regard early childhood settings and schools as learning spaces for democracy through real life experiences of democratic life. Conceptions of self-centred child, with few realistic ideas about the world and about oneself, make democratic living at the kindergarten impossible. Consequently, democracy learning expresses itself, of...
O presente número da revista Interacções, primeiro de dois volumes consecutivos que editaremos com o tema “Investigação e Prática profissional”, tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vário...
O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de i...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |