Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Vinculação, práticas educativas na primeira infância e intervenção precoce

Fuertes, Marina; Instituto Politécnico de Lisboa- Escola Superior de Educação

Neste número da revista Interacções apresentamos estudos sobre a vinculação, a qualidade das práticas educativas na primeira infância e experiências de equipas de intervenção precoce. Pretendemos proporcionar aos leitores alguns estudos na área assim como o conhecimento de alguns conceitos críticos para a intervenção precoce e para a compreensão dos comportamentos relacionais da criança, sobretudo em situação d...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Editorial - Formação de professores: necessidades e experiências de formação di...

Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da Revista Interacções reúne um conjunto de experiências de formação diversificadas no âmbito da formação de professores e de educadores de infância. Os estudos apresentados no âmbito da formação inicial e contínua permitem a análise de uma variedade de perspectivas e metodologias relevantes para os docentes e investigadores da área. Sobretudo, são reveladores do envolvimento dos investigadore...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão n...

Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Calheiros, Maria José; Agrupamento de Escolas D. João II

O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adulto...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Democracy and curriculum: the need to give a new meaning to children and childh...

Libório, Ofélia; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Luís, Helena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Recalling one of Dewey thoughts there is a consensus among educators that we should regard early childhood settings and schools as learning spaces for democracy through real life experiences of democratic life. Conceptions of self-centred child, with few realistic ideas about the world and about oneself, make democratic living at the kindergarten impossible. Consequently, democracy learning expresses itself, of...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o sab...

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da revista Interacções, primeiro de dois volumes consecutivos que editaremos com o tema “Investigação e Prática profissional”, tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vário...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o sab...

Hamido, Gracinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de i...

Data: 2012   |   Origem: Interacções


O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso

Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria Pacheco; Campos, Joana; Luís, Helena

Neste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representaç...


O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. da formação ao r...

Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria; Campos, Joana; Luís, Helena

Neste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representaç...


Relatório de Avaliação do programa KidSmart

Reis, Pedro Rocha; Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, Maria Pacheco


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento




Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia