Com o objetivo de estudar o fenômeno do coaching de equipes, de líderes e pares, e a sua influência nas emoções, conflitos e eficácia grupal, foram analisadas 75 equipes pertencentes a 22 organizações portuguesas. Os resultados obtidos revelaram a existência de uma relação positiva entre os dois tipos de coaching analisados. Verificou-se também a presença de uma influência positiva das duas formas de coaching s...
The main purpose of this study is the validation of the Workgroup Socioaffective Interdependence Scale – WSAIS developed by the authors in a preliminary study. The authors aim is to confirm the multidimensional structure of the measure and to analyse its psychometric properties in a sample of 488 employees from 92 teams. To test construct validity a confirmatory factor analysis was conducted, and social network...
Nos últimos anos, os estudos desenvolvidos na área dos conflitos intragrupais têm apontado para a existência de um efeito negativo de ambas as dimensões dos conflitos – conflito de tarefa e conflito socioafetivo – na eficácia grupal e têm sugerido a necessidade de adotar abordagens mais contingenciais, nas quais se procuram integrar variáveis moderadoras e variáveis mediadoras da relação entre os conflitos e...
There is a lot of research done about the impact of intragroup conflict on team effectiveness (e.g., Dimas, 2007; Jehn, 1995, 1997; Jehn&Mannix, 2001). However, the results are inconsistent. With our study we intend to contribute for a better understanding of the relationship between intragroup conflict (task conflict and relationship conflict) and team effectiveness (team performance and team satisfaction) by ...
Este estudio tuvo por objeto central examinar en qué medida las cuatro etapas de desarrollo de grupo propuestas por el modelo de Lourenço y Miguez (Miguez y Lourenço 2001) difieren entre sí con respecto a las emociones expresadas, falseadas y suprimidas. Bajo un punto de vista experimental, se examinó también si los grupos difieren en el grado de convergencia emocional en función de la etapa de desarrollo dond...
En la medida en que los grupos van asumiendo cada vez mayor importancia en el seno de las organizaciones, surge, también, la necesidad de examinar las variables que interfieren con la eficacia de los mismos. El presente estudio tuvo como objetivo analizar el impacto que la orientación cultural para el aprendizaje tiene en la eficacia del grupo, en lo que concierne a las dimensiones socio- afectivas y tarea. Par...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |