En el marco de la teoría social cognitiva, en este trabajo se in-vestiga en qué medida el rendimiento escolar (Lengua y Matemáticas) puede ser explicado por el uso de estrategias de aprendizaje autorregulado y cómo este tipo de comportamiento deseable puede estar condicionado por la utilidad percibida de su uso y por la competencia percibida para su ejecución. Para completar el modelo de ecuaciones estructurale...
Esta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir do...
Estudou-se o papel explicativo do autoconceito nos comportamento disruptivo dos alunos, bem como a influência destes no sucesso académico. A amostra é constituída por 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Foi utilizada a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala de Autoconceito – “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale-2” (PHCSCS-2). Os resultados sugerem q...
En este artículo se aporta información sobre la efi cacia de un programa tutorial para la mejora de los procesos de estudio y promoción de enfoques profundos de aprendizaje. El programa «(Des)venturas de Testas» se organiza en torno a un conjunto de libros que relatan las experiencias vividas por Testas, un alumno típico, a lo largo de su escolaridad. Estas historias constituyen la oportunidad para trabajar un ...
Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do título de pós-doutoramento em Psicologia, vertente Psicologia da Educação
Tese de doutoramento em Educação - Área de Psicologia da Educação. ; Esta dissertação teve como racional teórico a teoria sociocognitiva de Bandura (1986, 1997). O 1.º objectivo foi orientado para a análise da dimensionalidade dos seguintes instrumentos: IPAAr (Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem revisto) suportado em trabalhos de Zimmerman (2000a) e de Rosário (2004a), do QAEARA (Questio...
OBJETIVO: Avaliar a cicatrização comparando as técnicas de sutura total e parcial em anastomoses colônicas término-terminais na presença de um protetor intraluminar confeccionado a partir de um dreno de Penrose. MÉTODOS: Foram realizadas anastomoses colônicas em 10 cães nos quais foi suturado a mucosa / submucosa um protetor intraluminar por meio da eversão do segmento intestinal proximal em 10 cm. Os animais f...
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