Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

“Novos” territórios e agentes educativos em sociologia da educação : o caso da ...

Loureiro, Armando Paulo Ferreira

A escola tem sido o objecto de estudo preferencial da sociologia da educação, e a justificação de tal facto deve-se ao relevo que aquela tem desde o século XVIII. No entanto, outros territórios e agentes educativos têm assumido um papel cada vez mais pertinente no contexto educativo, com particular incidência no campo da educação não formal de adultos. É a esta realidade que temos assistido também no nosso país...


Um centro de educação e formação de adultos que aprende

Loureiro,Armando Paulo Ferreira

O presente artigo resulta de uma investigação etnográfica realizada junto de uma equipe técnica de educação de adultos de um centro de educação e formação do norte de Portugal. Um dos objetivos dessa pesquisa, retratado no presente texto, foi tentar perceber se e como uma equipe de educação de adultos pode ela própria aprender em local de trabalho e, dessa forma, tentar verificar se a instituição que enquadra a...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

A relação dos técnicos de educação de adultos com o discurso pedagógico oficial...

Loureiro,Armando Paulo Ferreira; Cristóvão,Artur Fernando Arêde Correia

O presente artigo pretende questionar, com base num estudo etnográfico realizado junto de uma equipa técnica de educação de adultos de uma associação de desenvolvimento local do norte de Portugal, a relação que este tipo de técnicos estabelece com o discurso pedagógico oficial proveniente de estruturas de informação que estão na dependência do Estado. Para realizar tal análise recorreu-se, do ponto de vista teó...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

O trabalho, o conhecimento, os saberes e as aprendizagens dos Técnicos de Educa...

Loureiro, Armando Paulo Ferreira

A sociologia da educação tem desenvolvido grande parte da sua investigação no campo da educação escolar. Não desvalorizando de modo algum tais estudos, pensamos que ela deve dar conta também de outras formas de educação, de outros contextos e actores para além daqueles que se referem à instituição escola. A investigação que realizámos pretende ser um contributo nesse sentido. Ela teve como foco de análise o tra...

Data: 2006   |   Origem: Repositório da UTAD

4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data





Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia