Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

As determinantes das modificações orçamentais : evidência empírica dos munícipi...

Lopes, Sandra Isabel Ferreira.

Nos municípios, assim como em qualquer organização do setor público, o principal objetivo do orçamento é o de autorizar e limitar a despesa, constituindo assim um instrumento fundamental para o planeamento e gestão municipais no curto prazo. No decorrer da execução anual, os municípios efetuam modificações aos seus orçamentos que, de uma maneira geral, constituem mecanismos no sentido de rever e atualizar o orç...


Comunicar com símbolos em contexto inclusivo : aplicação de software educativo

Lopes, Sandra Cristina Jesus

O presente estudo de investigação-ação partiu da necessidade de investigar e aprofundar a aprendizagem do mecanismo da leitura e da escrita numa criança com Paralisia Cerebral mediante a aplicação do software educativo “Comunicar com Símbolos”. O trabalho desenvolveu-se inicialmente num Centro Escolar de um Agrupamento de Escolas da zona centro do país, no distrito de Santarém, passando a realizar-se, após aval...


Relações entre Ciência, Tecnologia e Religião: conceções de futuros educadores

Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra

Este estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros educadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identificadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explícita no curso de Educação Básica.


Web 2.0, PC e EFA: impactes de uma oficina de formação de professores

Lopes, Sandra Maria Oliveira Ferrão

As competências em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o Pensamento Crítico (PC) são duas das linhas orientadoras da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) que reconhecendo que todos os contextos (informais, não-formais e formais) podem ser de aprendizagem, assumiram no quadro da Educação e Formação de Adultos (EFA), em Portugal, uma expressividade plasmada no Referencial de Competências-Chave de Educaç...


Ensinar a escrever na aula de Português : o texto argumentativo

Lopes, Sandra Liliana Pereira

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário ; O presente relatório é o resultado final de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas. Como o título deixa antever o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o ensino da escrita na aula de Português, concretizado em ativida...


Relações entre ciência, tecnologia e religião: conceções de futuros educadores

Linhares, Elisabete; Silva, Ana; Gorgulho, Ana; Ornelas, Fátima; Lopes, Sandra

Este estudo qualitativo pretendeu diagnosticar as conceções de futuros edu-cadores relativamente às relações entre ciência, tecnologia e religião através da construção e aplicação de um questionário on-line. Algumas conceções identifi-cadas sugerem a necessidade de se trabalharem estas temáticas de forma explíci-ta no curso de Educação Básica.


A aprendizagem cooperativa como estratégia promotora de inclusão no 1º Ciclo

Lopes, Sandra Isabel Martins Magalhães

Deste Trabalho de projeto faz parte uma intervenção junto de uma turma que inclui um aluno considerado com necessidades educativas especiais. A intervenção ocorreu numa turma do 1º ano de escolaridade, numa escola de uma cidade do Alto Alentejo, onde está o aluno desencadeador da nossa ação, diagnosticado com a Síndrome de Prader-Willi. Considerando que a intervenção necessita de ser fundamentada em pressuposto...


Impacto do Desemprego na Qualidade de Vida da População do Concelho de Felgueiras

Lopes, Sandra Cristina Costa

O concelho de Felgueiras era considerado um dos mais ricos de Portugal. A indústria de calçado era predominante. No entanto, a crise económica actual também chegou a este concelho, e inúmeros desempregados vivem na incerteza e com uma baixa qualidade de vida. Assim, a presente dissertação pretende, a partir da aplicação de um questionário construido na base do EQLS (European Quality of Life Survey), saber se o ...


Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Ferrão-Lopes, Sandra; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

Com este artigo pretende-se apresentar uma revisão de literatura sobre o processo de construção de conhecimento em comunidades virtuais, tendo por base a teoria do construtivismo comunal. De acordo com o modelo de Gunawardena’s et al. [1], pretende-se analisar a experiência dos autores deste artigo, num Programa Doutoral, em que as ferramentas da Web 2.0 foram utilizadas para o desenvolvimento do trabalho de di...


Os formadores no processo de RVCC : práticas de reconhecimento de adquiridos ex...

Lopes, Sandra Maria Costa, 1973-

Trabalho de Projecto de Mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; Este trabalho de projecto foca-se na formação de adultos pouco escolarizados, no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário, e especificamente, nas actividades dos formadores dos Formadores de RVC. A primeira parte consiste e...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento








Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia