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Ciência, Crise e Mudança. 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da T...

Brandão, José Manuel; Nunes, Maria de Fátima; Dias, Pedro Sousa; Abrantes, Isabel; Almeida, Maria Antónia; Antunes, Carlos; Assis, José Luís

III Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia. O Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência, organiza o 3.º Encontro Nacional de História da Ciência e da Técnica, sob o tema «Ciência, Crise e Mudança» que tem lugar na Universidade de Évora, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2012. O Primeiro Encontro Nacional de História da Ciência teve lugar em 21 e 22 Julho de 2009, no seguimento ...


A Atividade da Junta de Educação Nacional

Fitas, Augusto dos Santos; Príncipe, João; Nunes, Maria de Fátima; Bustamante, Marta Cecília; Gomes, Emilia Vaz; Lopes, Maria Margaret

A agenda de investigação do atual projeto sobre a Junta de Educação Nacional (1929-1936), foi sendo construída no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) – há cerca de uma década. Em 2003 publicaram-se os textos apresentados ao 6.º Encontro de Évora de História e Filosofia da Ciência (realizado em 2001): Ciência em Portugal na primeira metade do século XX, uma primeira incur¬são pela histó...


A Junta de Educação Nacional (JEN) e o apoio às instituições científicas (1929-...

Gomes, Maria Emília V.G.; Fitas, Augusto J.S.; Lopes, Quintino; Nunes, Fátima

A Junta de Educação Nacional (JEN) [16-Jan-1929] foi criada com o objectivo de desenvolver o trabalho científico nacional, não só o embrião que já existia nas Universidades, mas também em instituições científicas autónomas. Esperava-se ainda que a JEN criasse Centros de Investigação em diversas disciplinas e subsidiasse o seu funcionamento. Contudo, nos primeiros anos de funcionamento a JEN deparou-se com um pa...


A JUNTA DE EDUCAÇÃO NACIONAL/ (INSTITUTO PARA A ALTA CULTURA) – 1929/38 – E OS ...

Lopes, Quintino; Nunes, Maria de Fátima; Fitas, Augusto

A Junta de Educação Nacional/(Instituto para a Alta Cultura), enquanto instituição promotora da integração portuguesa nas redes de circulação científica transnacionais, constitui uma temática fundamental das actuais agendas de investigação historiográfica . Entre 1929 e 1938, por intermédio deste organismo, Portugal procurou um maior envolvimento nas redes comunicacionais da ciência proporcionadas por uma das p...


A Junta de Educação Nacional/(Instituto para a Alta Cultura) – 1929/38 – e os C...

Lopes, Quintino; Nunes, Maria de Fátima; Fitas, Augusto J.S.

A Junta de Educação Nacional/(Instituto para a Alta Cultura), enquanto instituição promotora da integração portuguesa nas redes de circulação científica transnacionais, constitui uma temática fundamental das actuais agendas de investigação historiográfica. Entre 1929 e 1938, por intermédio deste organismo, Portugal procurou um maior envolvimento nas redes comunicacionais da ciência proporcionadas por uma das pr...


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