Tese de mestrado. Biologia (Biologia da Conservação). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2013 ; O Sudoeste da Península Ibérica é dominado por montados, ou dehesas, em espanhol, áreas florestais de origem antropogénica constituídas principalmente por sobreiros e azinheiras, dispersos em densidades variáveis numa matriz de herbáceas. Apesar da característica homogeneidade, os montados albergam uma c...
Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm-se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão implica uma reflexão sobre o próprio conceito de educação: na verdade, os debates contemporâneos neste âmbito podem já ser desvendados na tradição clássica. Nem todos os clássicos da Sociologia deram particular relevo às questões relacionadas com educação. Há três nomes incontornáveis...
A educação tem vindo a tornar-se, particularmente nesta primeira década do século XXI, tema central de debate público nas sociedades europeias contemporâneas. Após a aposta na expansão (alargamento e prolongamento) da escolarização das populações, eis a aposta na certificação de competências e na qualificação, numa clara estratégia de educação para a mudança e para o progresso, mas também para a incerteza e par...
Nas culturas multimediáticas típicas da contemporaneidade, a propagação global e extremamente intensa de informação, em particular via digital e em rede, parece estar a potenciar o nascimento de uma geração de infoadictos. A multiplicação de (novos) meios multiplataforma e a correspondente multiplicação de utilizadores-participantes (Silverstone, 2006) e dos seus conteúdos/mensagens traduz-se na emergência de u...
A literacia mediática constitui um tema emergente de investigação sociológica em Portugal. O interesse por este domínio tem crescido nos últimos anos mas a pesquisa empírica é ainda manifestamente insuficiente. A avaliação da literacia mediática dos cidadãos tem assentado em referenciais teórico-empíricos quantitativos-extensivos e tem visado mais “práticas” do que “competências”. A avaliação de competências de...
O Processo de Bolonha condensa, no plano educativo, duas das mais importantes faces do processo de modernização reflexiva: a individualização e a globalização (Beck, 2000). Se, por um lado, o modelo pressupõe a construção de uma biografia reflexiva (Giddens, 1994) do aluno enquanto sujeito e agente, elevando o seu grau de autonomia e responsabilização individuais, por outro, fomenta a integração, a participação...
A institucionalização de certos domínios (emergentes) de investigação sociológica em Portugal, como a leitura ou a literacia, está intimamente relacionada com o movimento acelerado de mudança socialcultural que caracteriza a sociedade portuguesa nas últimas décadas. A proliferação de estudos nestas áreas, evidente nos últimos anos, traduz, de forma natural, um processo de escolarização tardia, fruto de uma demo...
As sociedades multimediáticas contemporâneas são sociedades altamente complexas, marcadas pela transformação e pela mudança (a sua essência), e pela multiplicidade de “arenas institucionais” (Eisenstadt). São sociedades educativas, caracterizadas pela centralidade social sem precedentes da escolarização e da qualificação das populações ao longo da vida (Enguita). São sociedades da informação e do conhecimento: ...
A importância da literacia mediática e da sua relação com questões de inclusão social e com o exercício de uma cidadania activa e plena tem vindo a ser destacada (e reconhecida) desde a década de 80 do século XX, numa relação directa com a incontornável presença e influência dos media e das suas mensagens na sociedade da informação e do conhecimento. Analisar essa importância e essa relação entre competências d...
A passagem da cultura de massas à cultura multimediática é marcada pela propagação, global e altamente veloz, de uma “pandemia”: a disseminação do “vírus da informação”, especialmente por via digital e em rede. As sociedades contemporâneas são learning cultures (Buckingham), potencialmente geradoras de indivíduos (cada vez mais) dependentes de informação: são os novos infoadictos, os junkies de informação. A pr...
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