Introdução: O achado de artéria umbilical única (AUU) tem sido associado a risco aumentado de malformações ocultas. No entanto, a necessidade da realização de avaliação ecográfica pósnatal nestas crianças, numa era actual de vigilância fetal regular de rotina, é controverso.
Os autores avaliaram retrospectivamente 2 a 5 anos de evolução de 386 crianças com o diagnóstico pré-natal de dilatação piélica e/ou calicial. Compararam um grupo de crianças com dilatação referida exclusivamente ao(s) bacinete(s) (Grupo 1) com outro em que a pielectasia se acompanhou de outras alterações nefro-urológicas: caliectasia, dilatação ureteral, alterações do parênquima renal, duplicidade pielocalicia...
Resumo O presente trabalho avalia e compara a composição química do folhelho branco e tinto, proveniente de castas típicas da região do Dão. A análise química mostra que o folhelho é constituído essencialmente por celulose, hemiceluloses, proteínas e extratáveis em água. Os compostos solúveis em água são constituídos principalmente por açúcares monoméricos (glucose e frutose) e por uma mistura complexa ...
Este artigo centra-se na problemática da utilização dos recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem. Utilizaram-se no desenvolvimento de atividades programáticas da disciplina de Português mapas de conceitos e fóruns de discussão, com uma turma de 11.º ano, durante dois períodos letivos. O principal objetivo consistiu em apreciar as perceções dos alunos sobre a influência da utilização dos fóruns de ...
Overall there has been a scarce focus on why customers come back after the relationship ended, when customer regain and win-back are an important part of a customer relationship management strategy. Determinants of customer relationship reactivation are addressed. A theoretical framework is proposed based on ending literature and equity theory. A case study, of a telecommunications company delivering a mix of g...
Resumo O presente estudo avalia a composição química detalhada do engaço da uva de modo a encontrar novas formas para a sua valorização. O engaço da uva é um subproduto vinícola de origem lenhocelulósica, com 30-31% de celulose, 21% de hemicelulose, 17-18% de lenhina, 15-16% de taninos e cerca de 6,0% de proteínas. A análise dos monossacarídeos mostrou que, a seguir à celulose, a xilana é o segundo poli...
A vertigem informacional que caracteriza a sociedade atual exige cidadãos capazes de selecionar criteriosamente a informação e os meios existentes para a obter, de a integrar e utilizar na produção de novo conhecimento, o que implica um investimento no sentido de inverter a tendência para uma apreensão superficial dessa informação. Neste sentido, é necessário que, desde cedo, os jovens operacionalizem processos...
The aim of this study is to explore dynamics of customer relationships in the posdissolution phase. The specific challenges with which companies with high levels of churn and competitive pressure are faced are addressed. Focusing relationships between the service provider and its individual customers, a theoretical framework of Customer Relationship Reactivation (CRR) is proposed based on ending literature and ...
Os mercados apresentam hoje em dia elevados níveis de competição que, com frequência, dão origem a menores índices de lealdade por parte dos clientes. Isto significa que o sucesso empresarial depende não só da atração e retenção de clientes, mas também da prevenção e gestão do abandono (churn) e da recuperação de clientes perdidos (win-back). Este estudo tem por objetivo explorar a dinâmica dos relacionamentos ...
Research has shown that there is a negative correlation between the number of "lost customers" and business income. Stauss and Friege (1999) have found that the net return on investment from a new customer is 23% compared to a 214% return on investment from the reinstatement of a customer who has defected. Customer win-back is an important part of a customer relationship management strategy and focuses on the r...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |