Encontrados 165 documentos, a visualizar página 1 de 17

Ordenado por Data

Perturbações da linguagem em crianças pré-escolares e repercussões na

Pinto Pais, Isabel; Flores Lopes, Ana; Pereira, Susana Aires

A linguagem é um veículo de comunicação através de sinais sonoros e gráficos. A sua aquisição depende de fatores ambienciais e intrínsecos sendo um indicador do desenvolvimento cognitivo e emocional. Com o objetivo de avaliar as repercussões das perturbações da linguagem na aprendizagem da lecto-escrita efetuou-se um estudo retrospetivo de crianças seguidas na Consulta de Desenvolvimento por perturbaçõesda ling...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

O impacto de diferentes tipos de epilepsia no funcionamento neurocognitivo e no...

Lopes, Ana Filipa

A presente investigação centra-se no estudo das comorbilidades neurocognitivas da epilepsia em crianças e adolescentes. Em primeiro lugar, pretende caracterizar o funcionamento neurocognitivo – incluindo o funcionamento intelectual, memória, atenção, funções executivas, linguagem e rendimento escolar – em amostras bem definidas de crianças e adolescentes, com epilepsias comuns na idade pediátrica [Epilepsia do ...


O conceito ecológico do Património e a sua Valorização: O caso da Serra de Leomil

LOPES, Ana; CASTRO, Emanuel; FERNANDES, Ricardo

São os valores materiais ou imateriais, resultantes da interacção entre os grupos humanos e o espaço, e o próprio conceito ecológico da paisagem que nos conduzem à dicotomia que pretendemos apresentar neste artigo: a existência de Patrimónios fruto das diferentes interacções do Homem com o Meio, ou de um Património intrínseco aos diferentes Grupos Humanos, no entanto comum da Humanidade, que urge preservar pela...


A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entr...

Lopes, Ana Sofia Fernandes Duarte

O estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender como é que os alunos aprendem Geometria. Para melhor estudar este problema, o mesmo foi dissecado em três questões: (a) Qual o papel dos materiais manipuláveis na estruturação do pensamento geométrico dos alunos? (b) Como comunicam as ideias geométricas? (c) Como é que os modelos concretos facilitam a passagem do concreto para o abstrato? Analisou-se o tr...


Implementation of Electronic Transmission of Chemical Occurrence Data in Portugal

Ravasco, Francisco; Lopes, Ana; Pereira, João; Sidney, Tomé; Vilarinho, Fernanda; Valente, Ricardo; Nunes, João Pedro; Oliveira, Luisa

Relatório elaborado em: 22-Mai-2013 ; EFSA supporting publications 2014:EN-537 (External Scientific Report) ; ABSTRACT: The present report describes the work done in the project Implementation of the Electronic Transmission of Chemical Occurrence Data in Portugal. The objective of the project was to implement and test an electronic system for the transmission of food contaminant data to EFSA and create a nati...


O Teatro do Oprimido como instrumento de emancipação social : re(i)novar mental...

Lopes, Ana Catarina Colaço dos Santos, 1982-

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 ; Embutido no universo da Educação Não Formal, o Teatro do Oprimido apresenta-se como um meio de assimilação do mundo e um instrumento de desbloqueio para percecionar e desvendar o conhecimento, por via dos sentidos e da estética, constituindo-se num método (teatral) facilitador para a reflexão crí...


Desempenho do setor dos transportes em Portugal : o que trouxe a crise financeira?

Lopes, Ana Rita Nogueira Cortez

É indiscutível que a crise financeira e económica teve impactos em Portugal, registando-se taxa de crescimento negativas do PIB, aumento na taxa de desemprego, aumento dos preços de combustíveis e a diminuição dos rendimentos das famílias. Dado o interesse do setor dos transportes para o crescimento de um país, o objeto deste trabalho de projeto é o de verificar as alterações decorrentes da atual crise financei...


Avaliação do desenvolvimento psicomotor no Exame Global de Saúde aos 5-6 anos

Braga-Tavares, Hugo; Santos, Helena; Dinis, Mª José; Teles, Andreia; Lopes, Ana; Ferreira, Teresa; Marques, Adelaide; Aires Pereira, Susana

Introdução: Apesar de incluída no Exame Global de Saúde dos 5-6 anos (EGS 5-6), a avaliação do Desenvolvimento Psicomotor (DPM) não é realizada de forma sistemática havendo, também, alguma dificuldade na valorização e interpretação dos achados encontrados. Objectivo: Elaborar um instrumento de rastreio de perturbações do DPM e de indicadores de risco de perturbações específicas de aprendizagem a aplicar aos 5-6...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Mastoidite aguda. Experiência de 7 anos

Martins, Cecília; Lopes, Ana; Marques, Eduarda

Introdução: A mastoidite aguda, ainda que rara, é a complicação mais frequente da otite média aguda (OMA). Desde a introdução dos antibióticos, a sua incidência diminuiu, no entanto, ultimamente tem-se assistido a um aumento da sua frequência.Objectivos: Estudar a frequência do internamento por mastoidite aguda no nosso Serviço, nos últimos sete anos, sob diferentes vertentes (clínica, analítica, imagiológica e...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Comentário aos artigos “Flutuação temporal dos genótipos de rotavírus na Região...

Gouveia Lopes, Ana Isabel

A gastroenterite aguda (GEA) na criança permanece um dos mais importantes desafios globais de saúde pública, atendendo à morbilidade e mortalidade associadas. Em todo o mundo o rota vírus constitui reconhecidamente o agente causal predominante de diarreia aguda grave (criança pequena) e nos países industrializados a doença é ainda responsável por elevada morbilidade, com elevados custos sociais e de saúde pública.

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

165 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento











Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia