Os acidentes rodoviários representam mais de 3000 recursos aos serviços de urgência por ano, sendo a maior causa de morte e deficiência temporária e permanente de crianças e adolescentes em Portugal. A taxa de mortalidade por acidentes de viação nas crianças portuguesas é quase três vezes superior à média europeia.O uso correcto dos sistemas de retenção (SR) para transporte de crianças em automóvel pode reduzir...
A sexta parte do estudo é constituída pela discussão da sua metodologia e dos seus resultados e por algumas recomendações tendentes a aumentar a validade, fiabilidade, exequibilidade e reprodutibilidade do sistema de avaliação de alunos da Disciplina de Pediatria I, sugerindo que um Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE) poderia proporcionar uma oportunidade de melhorar a qualidade da avaliação.
Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos pelos alunos do 1 ° Curso de Enfermagem da Universidade Atlântica no primeiro tempo de avaliação. Os métodos de avaliação utilizados neste primeiro tempo são um exame teórico constituído por um teste e a avaliação de um relatório sobre o trabalho de campo efectuado.Constata-se que os resultados obtidos pelos alunos no exame teórico revelam um enviesamento à ...
Nesta quinta parte, são comparados os resultados das notas obtidas nos dois semestres, e nas três épocas ou tempos da Disciplina de Pediatria I.Ao compararmos os dois semestres, foram encontradas diferenças entre os resultados obtidos no exame teórico e na avaliação contínua.Comparando os três «tempos», foram encontradas diferenças entre os resultados obtidos através de todos os métodos de avaliação, à excepção...
Apresentam-se os objectivos da avaliação dos alunos da Disciplina de Pediatria I, os diferentes métodos de avaliação e as suas qualidades e limitações; são ainda explanados as razões do estudo e os seus objectivos. Apresenta-se ainda a cotação de cada método de avaliação, exame teórico, exame prático, avaliação contínua e trabalho de campo, assim como a determinação do Índice de Discriminação e Índice de Facili...
Nesta segunda parte são apresentados os resultados obtidos pelos alunos nos diferentes tipos de avaliação, no 1.° semestre.Constata-se que todos os métodos de avaliação revelam um enviesamento à direita à excepção dos resultados obtidos no exame teórico, constatando-se ainda que a maior parte das suas perguntas de escolha múltipla não têm poder discriminativo e têm um grande Índice de Facilidade. Apenas existem...
A terceira parte do estudo é constituída pela apresentação dos resultados obtidos pelos alunos nos diferentes tipos de avaliação, no 2.° semestre — 1..a chamada de exame. Constata-se que todos os métodos de avaliação revelam um enviesamento à direita à excepção dos resultados obtidos no exame teórico, constatando-se ainda que a maior parte das suas perguntas de escolha múltipla não têm poder discriminativo e tê...
As apresentações orais de trabalhos, relatórios ou ainda as aulas teóricas, fazem parte da vida profissional de quase todos os médicos.Assiste-se, por vezes a comunicações em que bons conteúdos não são valorizados, sendo por vezes mesmo estragados, por uma má apresentação ou uma má escolha em termos de media projectáveis.Este artigo tem como objectivos a veiculação de algumas regras de apresentação de comunicaç...
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