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A OCDE e a mudança de paradigma nas políticas públicas de educação em Portugal ...

Lemos, Valter

O trabalho estuda a primeira fase da influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal, num período que vai desde o início dos anos 60 até 1974. Analisa-se o contexto da política educativa portuguesa e a dinâmica interna da própria OCDE, o Projeto Regional do Mediterrâneo como instrumento de intervenção da organização e os efeitos nas políticas em Portugal, designadamente através dos impactos no...


A influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal

Lemos, Valter Victorino

A mais recente onda de globalização do final do século XX e as consequências geradas pela interdependência dos Estados trouxeram novas formas de olhar as políticas públicas, bem como os mecanismos de influência das organizações internacionais na difusão, transferência e convergência dessas políticas. A OCDE é uma das organizações que, nas políticas de educação, tem tido um papel destacado, o qual adquiriu maior...


Public education policies: equity and educational success

Lemos, Valter

The article analyzes the evolution of the concept of equity and its implications onthe education public policies agenda. It analyzes also the relationship of equity ineducation with school results namely two indicators of school access and achievement.In this context we study the evolution of those in the Portuguese schoolsystem, over the past 50 years, and concluded by the progression of equity conditions,expr...

Data: 2013   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar

Lemos, Valter

O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condiç...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar

Lemos, Valter

O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolu- ção no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das cond...


Contributos para a formação contínua centrada nas práticas profissionais

Santos, Sergio Machado dos; Costa, António Almeida; Formosinho, João; Martins, Ana Maria de Oliveira; Fernandes, António Sousa; Niza, Sérgio

Os autores, membros do Conselho, em número de 13, fundamentam e descrevem as diferentes modalidades de formação pevistas no Regime Jurídico da Formação Contínua, de 1996, e estabelecem as orientações para uma formação mais consentãnea com a inovação em educação e a indução de práticas profissionais mais direccionadas para a acção-concreta dos professores das escolas do ensino não-superior.

Data: 1999   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Currículo: gestão diferenciada e aprendizagens de qualidade

Lemos, Valter

O texto refere-se a relação entre a natureza do currículo a gestão escolar e a aprendizagem dos alunos. Analisa-se a evolução da legislação e da democratização dos saberes, a relação com a organização da escola e do ensino e as consequências nas práticas pedagógicas.


Contextos de eficácia em escolas do 1º ciclo: estudo de caso

Lemos, Valter; Agostinho, Clotilde; Martins, Ernesto; Gil, Henrique; Rafael, José; Boliqueime, Fátima; Afonso, Mário; Afonso, Paulo; Pissarra, Sofia

O livro apresenta os resultados de um estudo de caso referente a uma escola do 1º ciclo no âmbito dos estudos de avaliação da reforma educativa. São analisadas diversas variáveis relacionadas com a eficácia das escolas, designadamente o currículo, o apoio aos alunos, a gestão, o clima de escola e os recursos, entre outras. Apresentam-se os instrumentos utilizados, bem como conclusões e recomendações.


A gestão escolar

Lemos, Valter

O artigo analisa as características do modelo de gestão escolar designado por “gestão democrática”, instituído em 1976 e do novo modelo instituído em 1991, no contexto das dimensões da eficácia da escola e do exercício do poder.


A nova avaliação da aprendizagem : o direito ao sucesso

Lemos, Valter; Neves, Anabela; Campos, Cristina; Conceição, José M.; Alaiz, Vítor

A obra respeita à avaliação da aprendizagem dos alunos, abordando as modalidades e os instrumentos de avaliação e as condições da sua utilização. Analisa ainda as questões da repetência, bem como a utilização dos dados de avaliação na gestão do percurso escolar dos alunos.


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