Encontrados 2 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar

Lemos, Gina Claúdia Enguiça Marques Pereira de; Almeida, Leandro S.; Primi, Ricardo; Guisande, M. Adelina

Nesta comunicação propomo-nos: (i) discutir o conceito de inteligência no âmbito da psicometria; (ii) analisar em que medida os desempenhos cognitivo e escolar se relacionam; (iii) analisar a importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento escolar; e (iv) discutir que aptidões cognitivas específicas (conteúdos) assumem maior relevo no rendimento escolar. Este estudo considerou uma amostra represe...


Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e 12.º anos de escolari...

Lemos, Gina Claúdia Enguiça Marques Pereira de

Tese de doutoramento psicologia especialidade em psicologia da educação ; Partindo das concepções de inteligência que melhor combinam os processos cognitivos e os conteúdos envolvidos nas tarefas, avançámos na aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR), nas suas três versões e cobrindo o leque escolar do 5º ao 12º ano. No sentido deste primeiro objectivo da tese, avançámos com várias aplicações...


2 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data



Tipo de Documento



Recurso






    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia