Nesta comunicação propomo-nos: (i) discutir o conceito de inteligência no âmbito da psicometria; (ii) analisar em que medida os desempenhos cognitivo e escolar se relacionam; (iii) analisar a importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento escolar; e (iv) discutir que aptidões cognitivas específicas (conteúdos) assumem maior relevo no rendimento escolar. Este estudo considerou uma amostra represe...
Tese de doutoramento psicologia especialidade em psicologia da educação ; Partindo das concepções de inteligência que melhor combinam os processos cognitivos e os conteúdos envolvidos nas tarefas, avançámos na aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR), nas suas três versões e cobrindo o leque escolar do 5º ao 12º ano. No sentido deste primeiro objectivo da tese, avançámos com várias aplicações...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |