Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Adequações curriculares: perspetivas e práticas de planeamento e intervenção

Leite, Teresa

Com este artigo pretende-se sistematizar e discutir os resultados e conclusões de alguns estudos sobre adequações curriculares para dar resposta às necessidades educativas especiais, realizados no âmbito do mestrado em educação especial na Escola Superior de Educação de Lisboa. Após um breve enquadramento teórico, apresentam-se resultados e conclusões sobre as perspetivas de professores de diferentes ciclos de ...


O programa de formação dos mentores: conceção e planeamento

Leite, Teresa

Este texto define e enquadra teoricamente as principais finalidades e orientações metodológicas do programa de formação dos mentores que acompanharam os professores em período probatório. O referencial de formação dos mentores construiu-se em torno das diferentes dimensões do ato de ensinar. A metodologia de formação organizou-se a partir do conceito de desenvolvimento profissional, considerando o mentor como o...


O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores

Roldão, Maria do Céu; Leite, Teresa

Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionava...


“Um presente feito de muitos passados”: a formação de educadores e professores ...

Leite, Teresa

Este texto foi apresentado no Encontro Comemorativo dos 150 Anos da Formação de Professores em Portugal, que se realizou na Escola Superior de Educação de Lisboa, em Dezembro de 2012. Numa primeira abordagem realçamos o papel das escolas normais e escolas do magistério primário na construção da profissionalidade docente e, em seguida, procuramos identificar ruturas e continuidades nas finalidades e nos processo...


A formação através de projetos na iniciação à prática profissional

Leite, Teresa; Arez, Abel

Este artigo visa fundamentar e explicitar os motivos pelos quais se optou por uma formação através de projetos na iniciação à prática profissional da Licenciatura em Educação Básica. Defende-se que a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos favorece: i) a orientação para uma profissionalidade docente ativa e interativa, preparando para a tomada de decisões em situações singulares e não tipificadas; i...


Currículo e Necessidades Educativas Especiais

Leite, Teresa

Esta brochura foi produzida no contexto do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE).


Diferenciação curricular na resposta às necessidades educativas especiais dos a...

Leite, Teresa

A i n c l u s ã o e m g e r a l e a e d u c a ç ã o i n c l u s i v a d o s a l u n o s c o m N E E e m p a r t i c u l a r s ã o p r i n c í p i o s o r i e n t a d o r e s d o s i s t e m a e d u c a t i v o p o r t u g u ê s . O s a g r u p a m e n t o s d e e s c o l a s , o s p r o f e s s o r e s , o s a l u n o s , o p e s s o a l a u x i l i a r d a s e s c o l a s e a s f a m í l i a s n ã o p õ e m e ...


7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data





Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia