Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

External school evaluation in Portugal : a glance at the impacts on curricular ...

Leite, Carlinda; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa

Answering demands for an increase of accountability in terms of public education, and intending to lead to an improvement of the quality of education (Conselho Nacional de Educação, 2010), external school evaluation has been taking place in the continental territory of Portugal since 2006. All the schools having been evaluated once, in what is known as the 1st cycle of external evaluation, and a 2nd cycle of ex...


Um olhar sobre as políticas curriculares para formação de professores no Brasil...

Almeida, Lucinalva; Leite, Carlinda; Santiago, Eliete

As políticas curriculares para formação de professores têm vindo a constituir um foco de interesse acadêmico, tanto em Portugal como no Brasil, mas muitas vezes têm ficado confinadas à caracterização e análise dos modelos que as configuram. Considerando pertinente ampliar estes estudos, neste artigo, objetivamos discutir as políticas de currículos para formação de professores, em Portugal e no Brasil, na sua re...


External School Evaluation. Preliminary results of one going research project

Fialho, Isabel; Leite, Carlinda; Barreira, Carlos; Bidarra, Graça; Morgado, José Carlos; Saragoça, José; Pacheco, José Augusto

The article intends to contribute to the systematization of knowledge concerning External School Evaluation (ESE) in Portugal through an empirical project approved by the Technology and Science Foundation. The model implemented in the Inspectorate Education follows the guidelines from the European Foundation for Quality Management and is modeled on the “How Good is Our School?” system. The pertinence of the res...


TRAINING FOR UNIVERSITY TEACHING: A REFLECTION ON THE CHALLENGE OF HUMANIZING T...

Leite, Carlinda; Universidade do Porto, Portugal; Ramos, Kátia; Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

During the last years the pedagogical and didactical training of university teachers has become the focus of several institutions, a situation that was not common at this level of education. The importance of this aspect of teaching was present in the World Declaration on Higher Education (1998) and won more expression with the Bologna Declaration (1999). It is in the recognition that the training of university...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

A contextualização curricular como referente da avaliação externa das escolas

Morgado, José Carlos; Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana

Esta comunicação baseia-se no facto de a contextualização curricular favorecer a aprendizagem dos alunos, devendo, por isso, ser um procedimento recorrente na educação escolar, e na ideia de que a forma como as escolas configuram e desenvolvem o currículo é influenciada por aspetos valorizados na avaliação externa que delas é feita. Sendo a avaliação externa das escolas (AEE) da competência da Inspeção Geral da...


External school evaluation in Portugal : a glance at the impacts on curricular ...

Leite, Carlinda; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa

Answering demands for an increase of accountability in terms of public education, and intending to lead to an improvement of the quality of education (Conselho Nacional de Educação, 2010), external school evaluation has been taking place in the continental territory of Portugal since 2006. All the schools having been evaluated once, in what is known as the 1st cycle of external evaluation, and a 2nd cycle of ex...


External school evaluation in Portugal : a glance at the impacts on curricular...

Leite, Carlinda; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa

Conferência realizada na Universidade do Minho, em Braga de 18-19 de outubro de 2013 ; Answering demands for an increase of accountability in terms of public education, and intending to lead to an improvement of the quality of education (Conselho Nacional de Educação, 2010), external school evaluation has been taking place in the continental territory of Portugal since 2006. All the schools having been evaluat...


Contextualização curricular: princípios e práticas

Leite, Carlinda; Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Neste número da Revista Interações, através de artigos que a compõem, é divulgado parte do conhecimento produzido no âmbito do projeto Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universid...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Práticas curriculares no ensino da matemática: perceções de alunos do 9.º ano d...

Leite, Carlinda; Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

À disciplina de Matemática são muitas vezes associadas situações de insucesso escolar traduzidas por baixos resultados nos exames nacionais. Esta situação, que se manifesta desde o final do ensino básico (9.º ano), justifica a sua análise e o delineamento de intervenções educacionais e curriculares. Ao nível das políticas curriculares, têm sido implementadas medidas de que o Plano da Matemática (2006-2012) é um...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos

Leite, Carlinda; Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Morgado, José Carlos; Esteves, Maria Manuela; Rodrigues, Maria Ângela; Costa, Nilza

Esta comunicação apresenta um projeto de investigação em curso no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, aprovado pela FCT, e em que colaboram professores das Universidades do Minho, Lisboa e Aveiro. Assente na ideia de que a contextualização curricular é uma condição essencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos, e...


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia