O modo como as pessoas processam informação dos mass media é analisado nas fases mais genéricas, considerando a atenção, os factores que afectam a informação em memória e o modo como esta é recuperada e utilizada nas representações sobre sociedade, nas atitudes e nos comportamentos. O papel dos afectos no processamento de informação e no modo como se experienciam as mensagens é também considerado. No global, ve...
«Compreender para intervir» resume o propósito deste estudo, integrante e integradr de uma candidatura apresentada pelos Centros de Saúde de Barcelos, Barcelinhos e Esposende, no âmbito dos «Projectos Inovadores», a Administração Regional de Saúde da Região Norte e cujo objectivo último visa traçar um plano de acção capaz de promover a satisfação e qualidade com serviço público de saúde, na óptica de todos os s...
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012 ; O presente estudo, com mães de crianças com Perturbações do Desenvolvimento (PD), tem quatro objetivos: 1) analisar o impacto das PD na família e o ambiente familiar em função de variáveis da criança e maternas; 2) averiguar a relação das duas d...
Citizens’ awareness of risks and responsibilities regarding climate change suggests that they can see themselves as agents of social change both in their daily lives and as part of a knowledgeable public opinion. However, research has shown that individual behavior to mitigate greenhouse gas emissions is not consistent with such awareness. A survey study with a sample of Portuguese university students investiga...
As representações leigas sobre as alterações climáticas (AC) têm sido analisadas recorrendo a conceitos como conhecimento, valores, crenças, atitudes, percepções de risco e de responsabilidade. Nesta comunicação apresentamos os resultados de um questionário focado nas percepções de risco e de responsabilidade face às AC com uma amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados serão comparados com...
Lay representations on climate change were mapped via the free-word association method in two pilot studies. Participants were asked to generate words associated to “the big problems faced by humankind nowadays” (1st study) and to “climate change” (2nd study). Climate change was not spontaneously evoked by the participants in the first study: pollution was among the top 10 problems, but references to other env...
Comunicação apresentada no Congresso da SOPCOM (Associação Portugesa de Ciências da Comunicação), 4, Aveiro, 20-21 Outubro 2005. ; Este texto apresenta um projecto sobre a relação entre os discursos de vários actores sociais, o discurso dos media e as representações sociais sobre o problema das alterações climáticas, fazendo uma breve fundamentação teórica e dando conta dos objectivos e metodologias a seguir. ...
Em psicologia social, o conceito de identidade social tem sido bastante utilizado na descrição e análise do comportamento intergrupal, nomeadamente dos comportamentos de discriminação entre grupos sociais. Neste artigo apresentamos uma metodologia de avaliação da identidade social, já testada por outros autores (e.g., Monteiro, Lima e Vala, 1991), e pretendemos verificar a existência de uma relação entre identi...
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