Tese de doutoramento em Psicologia (especialização em Psicologia Vocacional) ; A exploração constitui um processo chave do desenvolvimento vocacional na adolescência (Blustein, 1992, 1997; Jordaan, 1963), não só porque é um elemento essencial na tomada de decisão e favorece a construção de identidade (Super, 1990; Porfeli & Skorikov, 2010), mas também, devido às suas funções adaptativas, aumentando a capacidad...
O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te ...
Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9º ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionna...
Este estudo apresenta os resultados da segunda fase de uma intervenção vocacional longa, e em classe – o programa “Ser activo – Explorar para Decidir”, prosseguindo o estudo prévio realizado por Konigstedt (2008). Konigstedt (2008) avaliou a primeira fase de intervenção do programa, coincidente com o primeiro período lectivo de 2006/07, recorrendo à aplicação de um pré-teste (momento 1), e pós-teste (momento 2)...
Dissertação de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Escolar ; This study presents the results of the impact of a career intervention with twelve sessions carried out in the classroom context, with a total of 82 ninth grade students from both sexes (43 girls and 39 boys), with ages ranging from 13 to 17 years and a mean age of 14, 4 years, attending a public secondary school in the cent...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |