A informação digitalizada e nado digital, fruto do avanço tecnológico proporcionado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como da filosofia participativa da Web 2.0, conduziu à necessidade de reflexão sobre a capacidade de os modelos atuais, para a organização e representação da informação, de responder às necessidades info-comunicacionais assim como o acesso à informação eletrónica pelos uti...
“A emergência de novos paradigmas na sociedade obriga a uma reflexão aprofundada sobre o seu significado social e cultural, a uma tarefa de reequacionamento sobre o conhecimento e a sua organização.” (Borges, 2002, p. 15). Desde sempre, o Homem teve a necessidade de organizar e representar a informação para que, quando necessitasse dela, pudesse facilmente aceder à mesma e recuperá-la. Com o crescimento extraor...
O presente artigo tem como objetivo apresentar o propósito, a metodologia, a análise e uma proposta de harmonização para um conjunto alargado de normas existentes e comummente utilizadas nas Instituições de Memória (Arquivos, Bibliotecas e Museus), para a organização e representação da informação.
O presente artigo [1] tem como objetivo explorar a componente participativa/colaborativa, no cenário português, expressa no inquérito à Sociedade da Informação realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Para além do estudo exploratório o artigo pretende, ainda, tecer algumas ilações acerca da importância atribuída por profissionais da informação e utilizadores à interação/colaboração com uma plataf...
Com este artigo pretende-se dar a conhecer a importância da comunicação no contexto das bibliotecas, focando o caso dos Serviços de Bibliotecas, Informação Documental e Museologia (SBIDM) [1]. Partindo de alguns dos serviços como o Empréstimo Presencial, Empréstimo Inter-Bibliotecas, Referência, Formação de Utilizadores, Comunicação, Páginas Web e Serviço BAES, serão abordadas diferentes formas de potencializar...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |