Situando-se no âmbito das relações entre Literatura e Cinema, esta proposta de leitura visa estabelecer uma comparação entre os dois ensaios de José Saramago: Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez e a adaptação cinematográfica Blindness de Fernando Meirelles.
A reflexão comparatista sublinha os traços fundamentais da leitura encenada dos poemas de Fernando Pessoa em articulação com o pensamento de Gonçalo M. Tavares e a performance do ator Vítor Roriz no contexto da exposição Fernando Pessoa - Plural como o Universo. Como leitor e professor de literatura, Gonçalo M. Tavares releu a poesia de Pessoa, incidindo na distância do poeta face às coisas, a ironia, o humor, ...
Inauguré dans la culture occidentale par le texte fondateur des Métamorphoses d’Ovide (ce long poème épique qui récupère des légendes héritées de la tradition grecque et latine jusqu’au temps d’Auguste), le thème de la métamorphose connaît d’innombrables formulations et transformations au long de l’histoire des littératures. C’est ainsi que - la diversité des études présentées dans ce numéro de Carnets en témoi...
Em Esaú e Jacó e em Caim, o leitor é confrontado com uma (re)leitura irónica da Bíblia cujas verdades são submetidas ao olhar interrogante e irónico do narrador-contador de histórias, eterno companheiro de viagem. Declinam-se perante o leitor várias leituras possíveis, estabelecendo-se um diálogo frutuoso com o intertexto principal de ambos os romances: a Bíblia, a partir da veia irónica que tanto caracteriza M...
O Capítulo 3 visa analisar a presença do topos da viagem na obra romanesca saramaguiana.
José Saramago e Maria Gabriela Llansol oferecem ao leitor versões alternativas da História, centrando-se naqueles que foram relegados a insignificantes pela História. Partindo da (re)escrita de figuras e factos históricos, ambos os autores criam outros mundos e comunidades possíveis onde o leitor acede ao outro lado da História através dos sem voz.
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