Metas curriculares da disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade
Metas curriculares da disciplina de Ciências Naturais dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade.
Resumo da Comunicação apresentada no evento: ESADR 2013, Alimentar mentalidades, vencer a crise global ; As autarquias portuguesas têm vindo a ser objecto de um conjunto de pressões no sentido levar a cabo um conjunto de reformas cuja linha orientadora apresenta um denominador comum baseado no princípio segundo o qual a privatização se configura como o modelo hegemónico de governação. Legitimado pela crise orç...
The rapid development of science and technology as well as politic, social and economical dynamics which characterize post-modern societies, demand from educational systems a high quality education accessible to all. The main challenge of the XXI century in the educational field is not only to assure that students acquire a wide range of skills which are permanently updated, but also to guarantee the quality of...
The huge development of science and technology and the political, social and economic changes that characterize post-modern societies, demand from education systems a quality formation for all citizens. The great challenge of the XXI century in education is not only to ensure the acquisition of a range of varied and current competencies, but also to guarantee the quality of learning. Therefore, the quality of e...
A “Bacia do Algarve” corresponde, segundo a literatura científica tradicional, aos terrenos mesocenozóicos que orlam o Sul de Portugal, desde o Cabo de São Vicente ao rio Guadiana (~140km), penetrando irregularmente para o interior entre 3 km a 25 km, sobre terrenos de idade carbónica da Zona Sul Portuguesa. O hiato, de aproximadamente 70 milhões de anos, materializado pela discordância angular entre as rochas ...
Com este trabalho pretendeu-se conceber e implementar estratégias com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como estratégias laboratoriais e práticas promotoras do questionamento dos alunos no estudo da fotossíntese. Pretendeu-se ainda (i) identificar as estratégias que conduzem à formulação de um maior número de perguntas de elevado nível cognitivo, e (ii) verificar se as abordagens à aprendiza...
No âmbito da temática, apresentamos uma breve caracterização da Imigração Africana para Portugal, sobretudo com origem em Países de Língua Portuguesa, com o objetivo de melhorar o conhecimento do fenómeno, identificando países de origem, quantificando estes imigrantes e caracterizando-os em função do sexo, grupo etário, qualificações e atividades exercidas. A análise baseia-se em dados do INE e do SEF e mostr...
The rapid development of science and technology as well as politic, social and economical dynamics which characterize post-modern societies, demand from educational systems a high quality education accessible to all. The main challenge of the XXI century in the educational field is not only to assure that students acquire a wide range of skills which are permanently updated, but also to guarantee the quality of...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||