Monografia relativa a um trabalho prático da disciplina de Desenho Técnico do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
Na concepção de uma engrenagem, a especificação de uma folga entre dentes das suas rodas constituintes é fundamental para permitir contabilizar a influência que quaisquer alterações dimensionais e geométricas dos respectivos componentes têm no seu correcto funcionamento. Estas alterações podem ser provocadas pelas variações de temperatura inerentes às condições de trabalho e pelos erros admissíveis, na dimensão...
O projecto de modernos sistemas de engrenamento, para operarem em regimes de grandes potências e elevadas velocidades, recorre cada vez com maior frequência à Concepção Assistida por Computador apoiada em códigos do Método dos Elementos Finitos e do Método dos Elementos Fronteira. A correcta definição da geometria do perfil dos dentes das rodas é fundamental para a credibilidade dos resultados obtidos. A defini...
Uma correcção de dentado, com uma escolha criteriosa dos desvios a impor às rodas de uma engrenagem, com dentes de perfil em evolvente de círculo, pode modificar muito favoravelmente características importantes do engrenamento ou permitir o seu funcionamento com um entre-eixo diferente do normal, imposto por razões construtivas. Neste texto, após uma breve referência à geometria do dentado com perfil em evolven...
A qualidade dos sistemas de engrenamento, necessária para garantir as características funcionais pretendidas em termos de velocidade de funcionamento, duração da vida em serviço, nível sonoro do funcionamento e capacidade de carga, está muito dependente da precisão dos processos de fabricação utilizados. A avaliação do nível de qualidade das engrenagens é normalmente realizada através do controlo de parâmetros ...
Nas máquinas-ferramenta correntes para o trabalho de metais, o accionamento do seu movimento de corte através de uma caixa de velocidades escalonadas de engrenagens é, ainda, o sistema de maior difusão. Neste texto, focam-se os diferentes pontos considerados necessários ao desenvolvimento de um modelo numérico que permita o projecto interactivo de caixas de velocidades e suas engrenagens constituintes, através ...
Two methods are presented which can be used for the dynamic vehicle structural analysis: the Component Element Method and the Finite Element Method. The Component Element Method is considered for the analysis of rigid/flexible systems. This method is applicable to linear or non-linear systems. The Finite Element Method is used for the detailed analysis of complex structural models, including the dynamic effect...
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