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A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso : o caso dos maiores de 2...

Brás, José Viegas; Jezine, Edineide; Fonseca, Sofia; Gonçalves, Maria Neves

Este artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alun...


Democratização do Ensino Superior Brasileiro : o caso da Universidade Federal d...

Prestes, Emília Maria da Trindade; Jezine, Edineide; Scocuglia, Afonso Celso

O artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenár...


Desafios da inclusão em Portugal : a importância das atividades de tempo livre ...

Jezine, Edineide; Araujo Junior, Rusiel Paulino de

O presente texto analisa os desafios da inclusão a partir da relação globalização e currículo na realidade educacional portuguesa em que se situa o prolongamento do tempo escolar - escola a tempo inteiro e o Programa de Enriquecimento Curricular que integram o 1º ciclo do ensino básico. Trata-se de uma investigação do tipo de estudo de caso desenvolvida a partir da aplicação de questionários, entrevista e análi...


O acesso ao ensino superior no contexto da globalização. Os casos do Brasil e d...

Jezine, Edineide; Chaves, Vera Lúcia Jacob; Cabrito, Belmiro Gil

O texto objetiva explicitar as convergências e possíveis divergências das políticas de acesso ao ensino superior Brasil/Portugal e evidencia as influências do neoliberalismo e da globalização na constituição de uma agenda global que passa a estruturar caminhos reguladores ao nível das políticas e das ações educacionais. O argumento parte do princípio de que a educação se constitui uma estratégica política para ...


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