Concerning the model Attitudes-Intentions of behaviour (Bagozzi, 1992) and the comprehensive model of Turnover (Griffeth & Hom, 2001), the present study intends to analyze the mediating role of three attitudes (affective commitment, general satisfaction and satisfaction oriented towards the client) in the relationship that variables characterizing the work (Job Motivating Potential, Perception of Employment Alt...
A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o ...
A presente investigação propõe um modelo analÃtico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: âCaracterÃsticas do Trabalhoâ (Hackman & Oldham, 1987), âTrês Componentes do Envolvimento Organizacionalâ (Allen & Meyer, 1990) e âIntenção de Turnoverâ (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exe...
O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial da escala âJob Diagnostic Surveyâ (Hackman e Oldham, 1980), construÃda para avaliar as cinco dimensões caracterÃsticas do trabalho: variedade de aptidões, identidade do trabalho, significado do trabalho, autonomia e feedback. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 552 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-se no...
The aim of this assignement is to explore the relations of influence of the potencial motivator of the function and other determinants on the attitudes â of global satisfaction and satisfaction oriented towards the client and the emotional/affective Implication â and on the intentions of behaviour â of leaving the company /(in a negative way) and word-of-mouth â in such a way that it privileges concomit...
As empresas do sector Turístico e Hoteleiro Português – que, segundo a Organização Mundial do Turismo, ocupava em 2006 a décima nona posição no ranking mundial de destinos turísticos – exigem aos seus colaboradores um grau elevado de interacção com os clientes e, por isso, lamentam a falta de um modelo válido de gestão que lhes permita beneficiar de uma evidence-based practice. É nossa finalidade avaliar empiri...
Neste estudo começamos por fundamentar a pertinência de um modelo integrativo que integre diversas teorias cognitivistas da motivação, no sentido de explicar como é que diversas variáveis motivacionais se relacionam e influenciam mutuamente, para melhor compreender o empenhamento e também o bem-estar profissional. O modelo que apresentamos parte do Modelo do Desânimo Aprendido e dos Modelos Expectativa-Valor d...
Many young people attending secondary education will do an apprenticeship by the end of their training, which will come as a new context of learning. The quality of this new context can have differentiated impacts on student’s lives and on their vocational development. For many students, it can be their first formal and structured contact with the workplace – experiencing a reality that, until then, has always ...
O objectivo deste trabalho é explorar as relações de influência que o potencial motivador da função e outros determinantes exercem nas atitudes â de Satisfação Global Orientada para o Cliente e Implicação Afectiva â e, nas intenções de comportamento â de Intenção de Sair da empresa (de forma negativa) e Passa-Palavra â de forma a privilegiar concomitantemente a empresa e os clientes intern...
O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial e as propriedades psicométricas da escala âAffective, Normative and Continuance Commitmentâ (Meyer & Allen, 1991), construÃda para avaliar três componentes da Implicação Organizacional. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 252 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-se oito modelos alternativos sobre a estrutu...
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