Perante a problemática de resultados negativos respeitantes à compreensão da leitura, à existência de menos leitores em idade escolar e a um decréscimo da motivação para a leitura, realizámos um estudo que envolveu quatro turmas do 1o ciclo onde houve intervenção pedagógica utilizando um protótipo multimédia na motivação para aprender Língua Portuguesa. Os dados permitem concluir o protótipo funcionou nestes al...
O presente artigo surge de um estudo desenvolvido no âmbito do plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada inserido no Estágio Profissional do 2o ano do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. O estudo teve como principal objetivo a promoção do desenvolvimento computacional em alunos de três turmas do 8o ano do ensino básico. A escolha da promoção do desenvolvimento computacional surge po...
Este estudo apresenta o desenho e desenvolvimento de um protótipo Web multimédia organizado para auxiliar os professores a usarem algumas ferramentas do ActivInspire na produção de recursos educativos para o Quadro Interativo Multimédia (QIM). Utilizamos uma metodologia de development research, cumprindo as seguintes fases do protocolo: (1) preliminar investigation, (2) theoretical embedding, (3) empirical test...
CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) ; Os Quadros Interativos Multimédia (QIM) são ferramentas inovadoras que vieram aumentar a dinâmica das aulas. Numa altura em que a maior parte das escolas já se encontra equipada com esta ferramenta, faz todo o sentido que os docentes adiram à sua utilização. No entanto, a maioria utiliza-os ainda como simples projetores. As principais ra...
O presente artigo apresenta uma comparação entre as avaliações da usabilidade e da acessibilidade que envolveram a criação de dois protótipos multimédia para formação de reclusas em e-learning, especificamente as formações “Moodle” e “Técnicas de Procura de Emprego” no âmbito do projeto de investigação ( e-Pris ) e-Learning em Estabelecimentos Prisionais. Construímos os nossos protótipos multimédia, utilizando ...
CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) ; O QIMTERATIVO é um recurso didático de Biologia construído com o intuito de apoiar os professores na sua prática letiva pela utilização de quadros interativos multimédia. Durante a sua construção foi sujeito a vários testes de avaliação da usabilidade, realizados com peritos e com utilizadores semelhantes aos finais, com o objetivo de me...
No presente artigo apresentamos a descrição das diferentes fases de desenho e desenvolvimento do protótipo Web “Atreve-te com o Scratch“, bem como a avaliação da sua usabilidade. Assim, expomos para cada teste realizado: os objetivos, a descrição, os métodos e as técnicas de recolha de dados; a amostra e o perfil da mesma; a síntese dos resultados e as recomendações. Foram efetuados os seguintes testes: explora...
This paper contributes to the understanding of how digital public displays can be utilized in schools taking into consideration educational goals. This work is part of a currently on-going research project that aims to promote students' curiosity in science and technology through creative film-making, collaborative editing activities, and content sharing. In order to explore the design space concerning digital ...
Neste texto dá-se conta de uma avaliação heurística de um sítio Web educativo realizado para uma formação pósgraduada da Universidade do Minho, no âmbito da disciplina de “Introdução ao Estudo da Imagem em Educação”. Num mundo onde predominam as novas tecnologias é desejável que as disciplinas possam ser feitas em autoformação através de e-Conteúdos, desde que devidamente acompanhados. No entanto, uma vez que o...
Publicado em "Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, ISSN 1138-1663, Vol. Extra 1, 2007" ; O ensino pela imagem é importante na medida em que marca o reconhecimento da imagem já não apenas como um auxiliar que pode servir outras linguagens, mas enquanto linguagem específica, com valor próprio. É objectivo do ensino pela imagem facilit...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |