Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Educação Pré-Escolar – Olhares do passado e do presente

Infante, Maria José

Este texto caracteriza a Educação Pré-Escolar Portuguesa entre os horizontes temporais dos anos 60/Séc. XX e o tempo em que vivemos. A pesquisa bibliográfica serve de suporte a uma investigação em curso, em que se procura, numa óptica de qualidade e inovação pedagógica, dar resposta ao seguinte problema: Quais são os processos/práticos de desenvolvimento curricular decorrentes das seguintes inovações educativa...


A avaliação na educação pré-escolar

Infante, Maria José

Este Poster pretende divulgar algumas experiências realizadas no âmbito de várias acções de Formação Contínua para Educadores de Infância, realizadas ao longo de seis anos (1996/2002), em torno da temática “A Avaliação na Educação Pré-Escolar”. As acções promovidas em torno desta temática pretenderam dar resposta a necessidades de formação identificadas por Educadores de Infância. De facto, durante muitos anos...


O tempo e o espaço no jardim de infância: relato de uma experiência de formação

Infante, Maria José

Este artigo relata uma experiência de formação contínua, de Educadores de Infância, realizada na Escola Superior de Educação de C. Branco. Na primeira parte são clarificados alguns aspectos relativos à recente política educativa pré-escolar e à formação inicial de educadores de infância, sublinhando o papel do desenvolvimento curricular e da prática pedagógica, na inovação educativa. Explica-se, com algum det...


Projecto de “sensibilização a uma língua estrangeira”

Granada, Maria Cristina; Infante, Maria José

O artigo debruça-se, inicialmente, sobre um conjunto de reflexões teóricas sobre a aprendizagem precoce de línguas estrangeiras e apresenta algumas considerações sobre o facto de o Francês ter perdido terreno nas aprendizagens escolares formais. Sublinhando a importância do pré-escolar e o desenvolvimento de experiências de enriquecimento da área curricular da expressão e comunicação, registou-se, em seguida, o...


Opiniões de educadores de infância de Castelo Branco face à avaliação na educaç...

Infante, Maria José

A avaliação é, hoje, uma das questões mais discutidas em educação. Apesar da sua reconhecida importância na renovação das práticas educativas é, no entanto, uma temática pouco reflectida pelos profissionais de educação de infância. Dadas as características específicas do contexto pré-escolar, torna-se particularmente relevante, para os educadores, ao estruturarem o seu quotidiano pedagógico, repensarem a aval...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia