Introdução: Na população portuguesa o AVC constitui a primeira causa de morte, com significado na taxa de anos de vida perdidos (1). A morbilidade por AVC acarreta estados sensíveis do doente (2) e recursos avultados. Estudos estrangeiros relatam o conhecimento da população sobre AVC (3-5), contudo na região Alentejo, com elevada taxa de mortalidade (6), a perspetiva do cidadão não está documentada. Objetivos:...
A avaliação envolve variáveis de contexto como dinâmicas de sala de aula e estudantes, em particular na forma como influencia os processos de aprendizagem. Estas variáveis emergem como fatores menos estudados (Fernandes, 2009). Com o objetivo de analisar as representações sociais (RS), sobre avaliação das aprendizagens, elaboradas pelos estudantes de enfermagem realizou-se estudo exploratório com 40 participan...
No período de 1965 a 1987 os planos mantiveram constantes algumas áreas: Enfermagem de reabilitação, reabilitação, anatomia, fisiologia e patologia. A partir de 1983 houve o incremento das ciências sociais e humanas. Também nas áreas constantes nos planos de estudo, os conteúdos desenvolvidos são neurologia, neurotraumatologia, ortopedia, ortotraumatologia e pneumologia. Os estágios estão planeados nessas áreas...
Supervision and learning must be guided and accompanied by expert nurses in the clinical area. The nurse supervisor is required, in addition to clinical skills, ability to discuss, to question and to reflect with the student (Ketola, 2009). Objectives: Identify the social representations (SR) of the clinical nurse supervisor characteristics, built by students. Analyze the relationship between the components of ...
A formação em enfermagem de reabilitação no período de 1965 até à implementação do plano de estudos de 1974 é dominada pelas áreas da traumatologia. Este fato pode dever-se à necessidade social justificativa da formação: reabilitação dos mutilados da guerra colonial. A partir dessa data dá-se o incremento da neurologia e da neurotraumatologia tanto na formação teórica como nos estágios. Há conteúdos que desde s...
Introdução: No contexto da formação inicial, as experiências clínicas revestem-se de grande importância. As experiências clínicas não se restringem a momentos de aquisição de competências, contribuem também para a modelação do conceito de enfermagem enquanto profissão e enquanto ciência. Não obstante a sua importância, são condicionadas pela relação que se estabelece entre enfermeiro supervisor e estudante. Esp...
e As representações sociais de enfermeiro supervisor, elaboradas pelos estudantes, estão estruturadas nas competências de experiência profissional, sustentadas pelo conhecimento, e nas competências pessoais relacionadas com o carácter do enfermeiro. Deste modo, o enfermeiro supervisor, no imaginário dos estudantes, deve ter experiência e conhecimentos, deve ser acessível, compreensivo, disponível, empático, hon...
Questão de investigação: Como evoluiu a formação especializada em enfermagem de reabilitação em Portugal no período de 1965 a 1987? Objectivos: - Descrever as características dos cursos de especialidade em enfermagem de reabilitação (CEER) em Portugal: 1965 – 1987; - Descrever as tendências na formação especializada em enfermagem de reabilitação. Metodologia: Investigação histórica, Estudo descritivo. Métodos:...
Objective: to review the literature on clinical protocols focusing on the differences and similarities related to urinary incontinence after stroke. Methodology: an exploratory study characterized as a research of literature review conducted through electronic review in scientific databases in the Virtual Library for Health Highwire Search, PubMed, Sielo, EBsco Host, held in November and December 2010. Found 12...
Introdução: A supervisão clínica em enfermagem constitui uma realidade no ensino da enfermagem em Portugal. O seu âmago não se restringe à transmissão de conhecimentos práticos. O enfermeiro supervisor deve possuir competências clínicas - técnicas, científicas e relacionais - a par da capacidade de discutir, questionar e fazer reflectir o estudante no desenvolvimento da acção (Ketola, 2009). Em simultâneo, deve...
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