Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura...

Mendonça, Constança; Universidade de Aveiro -Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores"

A preocupação generalizada com os percursos profissionais e de emprego dos licenciados, face à atual competitividade e instabilidade do mercado de trabalho, tem incitado as Instituições do Ensino Superior a promover uma formação orientada para o desenvolvimento de competências dos seus diplomados. Sabe-se que a par dos conhecimentos específicos, habilitadores de um exercício técnico competente das profissões, h...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Programa de formação avançada de docentes do ensino superior da Universidade de...

Ramos, Fernando; Huet, Isabel; Costa, Nilza; Souza, Dayse Neri de

Este artigo parte do pressuposto da importância da formação pedagógica dos docentes do Ensino Superior, como um dos elementos-chave para se conseguir a almejada qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O seu principal objectivo é descrever, fundamentadamente, e reflectir, através de resultados de um estudo de avaliação, sobre uma experiência na Universidade de Aveiro/UA (Portugal) em desenvolvimento desd...


Pass the port(o) to the right - building a community of practice for Portuguese...

Huet, Isabel; Casa Nova, Diogo; Ramos, Fernando; Holmes, Bryn

Resumo não disponível...


ICT in Higher Education: a case-study of mediated blended-learning

Huet, Isabel; Tavares, José; Costa, Nilza; Ramos, Fernando; Caixinha, Hélder; Holmes, Bryn

Teaching in on-line and collaborative situations requires a variety of responses including changes in pedagogy as instructors taking the role of facilitators of information while guiding students toward solutions. In order for online learning to be successful, therefore, teachers as well as learners will need to explore new roles in the teaching-learning relationship. In this paper, the authors propose to exami...


Improving staff competences to promote quality of eLearning in Higher Education

Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel

Quality and innovation of Higher Education is clearly pointing to a better pedagogic knowledge of the faculty members aiming at the academic success of the students. This aim requires, from the institution and teachers, a much greater involvement than what has been the case, at least, in Portuguese universities [6]. The University of Aveiro, Portugal, is engaged in taking advantage of all the opportunities to i...


A staff development program for promoting change in Higher Education teaching a...

Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel

This paper presents and discusses a staff development program for faculty staff being carried at the University of Aveiro, aiming at providing academics with essential skills in areas such as teaching best practices, student-centered curriculum design, collaborative learning and the adoption of ICT/Internet technologies.


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia