Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Comunicar com públicos

Vinha, Elisabete; Santos, Nelson Lima

Este trabalho apresenta alguns dos organizadores conceptuais em que deve ser ancorada a pilotagem da formação profissional, enquanto espaço privilegiado de comunicação com diversos públicos. Assim, são realçados aspetos relacionados com os novos desafios que se colocam à conceção da formação, suas representações e abordagens, com particular destaque para a andragogia, os modos de trabalho pedagógico e a avaliaç...


A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania

Faria, Luísa; Costa, Marisa; Santos, Nelson Lima

Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdepen...


Transformações e tendências do ensino-aprendizagem na era do digital

Santos, Nelson Lima; Gomes, Inês

O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da...


Imigrantes negros dos PALOP Africanos em Portugal

Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa

Este trabalho apresenta um estudo comparativo e diferencial sobre as auto-percepções e percepções recíprocas de características sócio-profissionais (positivas e negativas) de trabalhadores brancos portugueses e de trabalhadores negros africanos, imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP), com 200 sujeitos que residem e trabalham na área da Grande Lisboa, 100 de cada grupo étnico, de ambos os sex...



Escala de abandono aprendido (EAA) revisitada

Santos, Nelson Lima; Lima, Ana Paula; Faria, Luísa

A “escala de Abandono Aprendido”, já utilizada num contexto social carenciado do porto, foi agora usada em contexto prisional, visando prosseguir a sua validação, tendo voltado a revelar bons índices de validade, fidelidade e sensibilidade. As análises diferenciais evidenciam, ao contrário do esperado, que os reclusos de nível sócioeconómico alto e médio-alto, bem como os que desempenhavam actividades profissio...


Estudo comparativo sobre percepções de características sócio-profissionais de t...

Santos,Nelson Lima; Faria,Luísa

Neste artigo apresenta-se um estudo comparativo sobre as percepções de características sócio-profissionais (positivas e negativas) de trabalhadores em geral e trabalhadores negros africanos, imigrantes de países de língua oficial portuguesa (PALOP), vistas por estes e por portugueses brancos que trabalham com imigrantes negros, numa amostra de 200 residentes de Lisboa, 100 de etnia branca e 100 de negra, de amb...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Auto-conceito académico, social e global em estudantes universitários

Faria, Luís; Santos, Nelson Lima

Apresenta-se um estudo de avaliação do auto-conceito académico, social e global, com 162 estudantes universitários, dos dois sexos e de diferentes grupos etários, utilizando a adaptação portuguesa (Faria e Fontaine, 1992) do Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). As correlações entre as dimensões do auto-conceito evidenciam a importância do autoconceito global e os estudos diferenciais apon...


Literacia emergente

Gomes, Inês; Santos, Nelson Lima

A literacia emergente, enquanto processo básico de aquisição de competências específicas da linguagem escrita, tem lugar antes da entrada na escola e tem vindo a assumir um papel primordial na ancoragem e promoção da literacia, em geral, e na prevenção de dificuldades de aprendizagem, em particular. Assim, o presente trabalho discute e analisa o conceito de literacia emergente, identificando os principais precu...


Inteligência emocional

Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa

Este trabalho apresenta o estudo de adaptação, ao contexto português, do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), instrumento este construído por Taksic (2000), no contexto croata, para avaliar a competência emocional, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997). Este questionário é constituído por três subescalas – Percepção Emocional, Expressão Emocional e Capacidade para Lidar ...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia