Encontrados 22 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

P-T evolution of Neoproterozoic and Ordovician metamorphic rocks in the Iberian...

Henriques, Susana; Ribeiro, Maria Luísa; Neiva, Ana Margarida R.; Dunning, G. R.; Tajcmanova, L.

Data: 2013   |   Origem: Repositório do LNEG

Recuperação & reintegração : três etapas na análise de reinserção social de ex-...

Henriques, Susana; Candeias, Pedro; Martins, Rui

A presente comunicação centra-se em três etapas: primeiro caracterizam-se os utentes que completaram o tratamento na comunidade terapêutica em estudo; de seguida são apresentados resultados de um follow-up telefónico aos sujeitos em causa, sendo atribuída especial ênfase a fatores relacionados com um indicador de reintegração social; finalmente, é avançada uma abordagem aos resultados de uma fase do estudo, ain...


Intervenção em espaços recreativos nocturnos – da experiência da intervenção à ...

Henriques, Susana; Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa Universidade Aberta

No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados de um projecto de investigação-acção servindo como pano de fundo para uma reflexão a partir de dois campos de investigação e de prática principais – a Sociologia e a Educação Social. O objectivo é o de apresentar evidências relativas à intervenção preventiva em contextos de diversão nocturna, junto de frequentadores e staff. Ao mesmo tempo, explorar e c...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional

Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira

Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal d...


As TIC no contexto educativo português

Henriques, Susana; Moreira, J. António; Fombona, Javier; Barros, Daniela Melaré Vieira

Conhecer e compreender o percurso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo português torna-se necessário para facilitar a compreensão e as tendências de uso das TIC como proposta pedagógica. Esta foi a principal questão que orientou a organização deste artigo. Este estudo teórico enquadra-se no Projeto Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação, PETI, projeto de uma das linhas de...


Literacia da informação: projecto para formação de utilizadores na biblioteca C...

Henriques, Susana Maria Jerónimo Oliveira,1974-

Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Documentação e Informação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 ; As Bibliotecas Académicas desempenham desde sempre, um papel fundamental para a Universidade, enquanto mediadoras no acesso à informação, constituindo um elemento chave no apoio ao ensino e à investigação científica, para a produção de conhecimento, especialmente em áreas que como as ciê...


Balanced Scorecard e CAF: as experiências da FFUL e da FMUL

Lopes, Sílvia; Clamote, Emília Calado; Henriques, Susana

A procura da Qualidade nas organizações, em todas as etapas do processo produtivo e em todos os níveis hierárquicos, é uma preocupação que tem assumido particular relevo, orientando para melhoria de conceitos, hábitos e procedimentos e colocando particular ênfase na valorização do ser humano no processo de crescimento e desenvolvimento das organizações. Existem diversas ferramentas e metodologias que ajudam as ...


Estilos de Coaprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisa

Barros, Daniela; Miranda, Luísa; Goulão, Maria; Henriques, Susana; Morais, Carlos

O presente artigo aborda a teoria dos estilos de aprendizagem e suas possibilidades para uma coletividade aberta de pesquisa numa dinâmica de coaprendizagem entre os sujeitos. Toda esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano. OBJETIVOS DE COAPRENDIZAGEM Os principais obje...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Measure and plan to improve communication: Balanced Scorecard implementation st...

Clamote, Emília Calado, 1952-; Henriques, Susana, 1974-

EAHIL Workshop. 5-8 July, 2011. Istanbul, Turkey ; This poster aims to share the experience of Balanced Scorecard implementation study in the Lisbon Faculty of Medicine Library. Balanced Scorecard help Libraries and Librarians to deal with this challenge of implementing and communicate their strategies as a conceptual framework for translating its mission and objectives into a set of performance indicators dis...


Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas

Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, Susana

O tema educação e tecnologias é amplo e continua sendo interessante e criativo em suas produções. A ideia de um e-book surge exatamente pela “filosofia do que está nas “nuvens” dos tempos atuais”: acessibilidade, facilidade e gratuidade. O objetivo de um trabalho colaborativo e em rede, multicultural e apoiado na diversidade, são os elementos chaves que ilustram o formato deste e-book. O conteúdo acadêmico segu...


22 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento








Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia