Considerando os desafios e responsabilidades com que os educadores de infância/professores hoje se confrontam e, considerando ainda, que os avanços científicos que vêm ocorrendo nas últimas décadas fundamentam e alertam para a importância decisiva que as aprendizagens realizadas na Infância assumem nos processos de desenvolvimento subsequentes, compreende-se a urgência em aprofundar a reflexão sobre a sua forma...
A presente comunicação decorre de um estudo para doutoramento (2012) e centra-se na reflexão acerca das perspetivas que informam e determinam a natureza e a qualidade da intervenção educativa e da formação profissional em educação de infância. O enquadramento teórico assenta numa perspetiva epistemológica de matriz complexa e sistémica que procura articular, de forma coerente, problemáticas relativas aos desafi...
A presente comunicação decorre de um estudo para doutoramento realizado na Universidade de Aveiro (2012) e que teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento acerca da natureza e qualidade dos saberes básicos a promover na educação pré-escolar e das competências reconfiguradoras do perfil de desempenho profissional dos educadores de infância para que, em articulação com a família das crianças, se tornem...
A presente comunicação inscreve-se no processo de reflexão acerca das dinâmicas de interação a promover entre a família e a instituição (pré) escolar para que as crianças possam experienciar um projeto formativo integrado e potencialmente facilitador da construção de saberes considerados fundamentais para uma cidadania e aprendizagem bem sucedidas ao longo da vida. Refere-se a um estudo em que um dos seus prin...
A ideia de que a educação pré-escolar tem que ser pautada pela exigência de novas respostas interventivas parece reunir hoje grande consenso a todos os níveis de intervenção, incluindo órgãos e instâncias de decisão, ao nível político.
A emergência de um novo paradigma que acentua os compromissos educacionais com novas expectativas de desenvolvimento pessoal, social e humano configura, também novas abordagens conceptuais que procuram ir mais além das dimensões presentes na racionalidade técnica e instrumental, questionando e recolocando no centro do debate as finalidades últimas da Educação. Observa-se assim em todas as áreas do conhecimento ...
Esta comunicação refere-se a um projecto de investigação, em desenvolvimento, que se insere na Rede de cooperação científica “Novos Saberes Básicos dos Alunos, novos desafios à formação de professores”, da Universidade de Aveiro. O estudo pretende aprofundar o conhecimento acerca da natureza e qualidade dos novos saberes básicos (Cachapuz, Sá-Chaves e Paixão, 2004) a promover na educação pré-escolar e também da...
O projecto de investigação, que aqui apresentamos, integra-se na Rede de Cooperação Científica “Novos Saberes Básicos dos Alunos, Novos Desafios à Formação de Professores”, da Universidade de Aveiro. O objectivo geral deste estudo consiste em aprofundar o conhecimento acerca da natureza e qualidade dos novos saberes básicos (Cachapuz, Sá-Chaves e Paixão, 2004) a promover na educação pré-escolar e também das com...
Esta investigação discute a utilização de Portfólio Reflexivo (PR) na formação de profissionais de Saúde na Unidade de Prática Profissional, da Faculdade de Medicina de Marília, São Paulo, Brasil. O objetivo foi analisar as percepções dos professores quanto ao uso do PR nos cursos de Enfermagem e de Medicina. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dados sido feita mediante entrevist...
A construção do conhecimento e a formação dos cidadãos, enquanto responsabilidade pedagógica, epistemológica, cultural e política das instituições de Ensino Superior, constitui, hoje, um problema de abordagem complexa que, transcendendo as dimensões técnicas e tecnológicas – características de um paradigma de racionalidade positiva e funcionalista que separa o sujeito da acção, a pessoa do profissional, o estud...
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