O trabalho aborda as políticas de educação profissional decididas em Portugal e no Brasil na última década. Com base numa metodologia qualitativa, utiliza-se a análise documental para analisar a dimensão social da educação e formação e verificar de que modo os dois sistemas educativos implementam estratégias diversificadas para a valorização da educação profissional. Conclui-se que as questões em análise permit...
A comunicação objetiva analisar as relações entre currículo, formação e trabalho docente na educação profissional para jovens e adultos, desenvolvida no Brasil. Como campo da pesquisa, escolhemos o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Na análise dos dados partimos dos referenciais analíticos das políticas curricula...
A comunicação tem como objetivo analisar as relações entre os processos de formação de professores do ensino superior e as práticas de diversificação e diferenciação curricular. No Campo do Currículo, o trabalho se insere no debate sobre a formação contínua docente, com contribuições para o aprofundamento das questões sobre diversidade e diferença, que envolvem o desenvolvimento curricular no contexto da prátic...
O artigo analisa o processo de autoavaliação de um projeto educativo TEIP situado na região norte de Portugal, considerado como estudo de caso. Partiu-se dos referenciais para análise das políticas curriculares, identificados por Pacheco (2003) como "igualdade/desigualdade" e "homogeneização/diversidade': e da proposta conceptual do "triângulo da diferença» proposto por Wieviorka (2002), em seus três polos: a i...
This paper aims to analyze conceptions of curriculum differentiation in programs of Professional Education for Youth and Adults in Portugal and Brazil. The starting point was the reference for the analysis of curriculum policy, identified by Pacheco (2003) as "equality/inequality" and "homogenizing/diversity", and of the proposed conceptual of the "Triangle of difference", proposed by Wieviorka (2000), and its ...
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