Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Políticas de formação profissional em Portugal e no Brasil

Guimarães, Edilene Rocha; Pacheco, José Augusto; Seabra, Filipa


Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil

Guimarães, Edilene Rocha; Pacheco, José Augusto; Seabra, Filipa

O trabalho aborda as políticas de educação profissional decididas em Portugal e no Brasil na última década. Com base numa metodologia qualitativa, utiliza-se a análise documental para analisar a dimensão social da educação e formação e verificar de que modo os dois sistemas educativos implementam estratégias diversificadas para a valorização da educação profissional. Conclui-se que as questões em análise permit...


Currículo, formação e trabalho docente na educação profissional de jovens e adu...

Pacheco, José Augusto; Guimarães, Edilene Rocha

A comunicação objetiva analisar as relações entre currículo, formação e trabalho docente na educação profissional para jovens e adultos, desenvolvida no Brasil. Como campo da pesquisa, escolhemos o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Na análise dos dados partimos dos referenciais analíticos das políticas curricula...


Formação de professores do ensino superior e práticas curriculares

Guimarães, Edilene Rocha; Pacheco, José Augusto

A comunicação tem como objetivo analisar as relações entre os processos de formação de professores do ensino superior e as práticas de diversificação e diferenciação curricular. No Campo do Currículo, o trabalho se insere no debate sobre a formação contínua docente, com contribuições para o aprofundamento das questões sobre diversidade e diferença, que envolvem o desenvolvimento curricular no contexto da prátic...


Projeto educativo TEIP : um estudo de caso

Guimarães, Edilene Rocha; Pacheco, José Augusto

O artigo analisa o processo de autoavaliação de um projeto educativo TEIP situado na região norte de Portugal, considerado como estudo de caso. Partiu-se dos referenciais para análise das políticas curriculares, identificados por Pacheco (2003) como "igualdade/desigualdade" e "homogeneização/diversidade': e da proposta conceptual do "triângulo da diferença» proposto por Wieviorka (2002), em seus três polos: a i...


Curriculum differentiation in the education of youth and adults in Portugal and...

Guimarães, Edilene Rocha; Silva, Luzimar Barbalho da; Pacheco, José Augusto

This paper aims to analyze conceptions of curriculum differentiation in programs of Professional Education for Youth and Adults in Portugal and Brazil. The starting point was the reference for the analysis of curriculum policy, identified by Pacheco (2003) as "equality/inequality" and "homogenizing/diversity", and of the proposed conceptual of the "Triangle of difference", proposed by Wieviorka (2000), and its ...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data




Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia