Encontrados 29 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data


Os desafios actuais que se colocam ao desenvolvimento das Faculdades de Medicin...

Pinto-Machado, Joaquim

Resumo: De acordo com o autor, os desafios radicais que as faculdades de medicina enfrentam em Portugal e noutros países são de natureza educativa, ética e profética. Desafios do domínio educativo: dizem respeito aos contínuos avanços do conhecimento científico e das novas tecnologias, à crescente especialização da profissão médica, à ruptura de paradigmas na relação médico-doente, à iatrogenia relacionada com ...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Professores em formação: docência integrada e trabalho colaborativo

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo pretendemos dar conta dos resultados de um estudo realizado no âmbito do doutoramento. Este sustentase na prática de ensino integrado e nas relações que se estabelecem entre sujeitos, nomeadamente, professores no exercício da profissão (mas com uma colocação administrativa) e formadores e coordenadores dos Programas de Formação Contínua. A questão de partida foi: em que medida os Programas Nacionai...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Programas de formação contínua em Portugal: contributo(s) para a formação de pr...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O objetivo do nosso estudo é perceber e dar a conhecer como é que as experiências práticas, quer individuais quer em grupo, são interpretadas pelos formadores que continuam a concorrer para uma aprendizagem ao longo da vida dos professores e de que forma essas experiências poderão contribuir para a efetiva concretização de uma imagem mais sustentada e sustentadora da profissão docente. A nossa abordagem sustent...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Formação e trabalho: tradição e inovação nas práticas docentes

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Neste artigo visa-se a apresentação de resultados que ilustram uma perspetiva pedagógica onde é possível perceber, através dos processos formativos no contexto dos programas nacionais de formação contínua, a emergência de múltiplas possibilidades pedagógicas favorecedoras do processo cooperativo de aprendizagem. A temática em questão exigiu um quadro concetual sobre os processos de formação de profissionais que...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Os Arquivos de S. Tomé e do Príncipe: um património a preservar

Machado, Joaquim; Henriques, Maria de Lurdes; Saraiva, Maria Teresa

A comunicação apresenta: A experiência de uma missão realizada ao Príncipe, tendo como objectivo a criação do Arquivo • Histórico da Região do Príncipe; As condições dos Arquivos em S. Tomé e no Príncipe: estado de conservação e tratamento • intelectual: identificação e descrição; Principais Fundos documentais existentes, nomeadamente os da Administração Colonial Portuguesa • e os das Roças, cuja importância, n...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Formação de professores em Portugal, culturas de colaboração e gestão integrada...

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

O docente generalista está capacitado para um desempenho aprofundado num nível de ensino que, em Portugal, tem correspondido à educação de infância e ao ensino primário (1º ciclo do ensino básico, a partir de 1986) e privilegia a globalização do conhecimento e a docência integrada. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que pretendeu saber em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua ...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação

Mesquita, Elza da Conceição; Formosinho, João; Machado, Joaquim

Numa organização social como a escola, formar em contexto de trabalho implica a produção de mudanças, não apenas na ação individual, mas também na ação coletiva e no modo de pensar essa ação. Implica, sobretudo, mudar o modo como as ações individuais se articulam entre si num quadro de interdependência cooperada entre os atores. A uma lógica compartimentada, baseada numa cultura profissional individualista, con...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Individualismo e colaboração dos professores em situação de formação

Mesquita, Elza da Conceição; João, Formosinho; Machado, Joaquim

Numa organização social como a escola, formar em contexto de trabalho implica a produção de mudanças, não apenas na ação individual, mas também na ação coletiva e no modo de pensar essa ação. Implica, sobretudo, mudar o modo como as ações individuais se articulam entre si num quadro de interdependência cooperada entre os atores. A uma lógica compartimentada, baseada numa cultura profissional individualista, con...


29 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento








Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia