Os aneurismas cerebrais são raros na criança, embora a sua ruptura seja a principal causa de hemorragia subaracnoideia neste grupo etário. Apresenta-se o caso de uma criança de 11 anos de idade, que recorreu ao hospital por cefaleia súbita e intensa, sem história prévia de traumatismos ou infecções. O estudo clínico e imagiológico realizado foi sugestivo de hemorragia subaracnoideia. A angiografia cerebral perm...
Tese de mestrado integrado. Engenharia Informática e Computação. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012
Poster apresentado na 3ª Reunião de Formação Pediátrica: Adolescência ; O fenómeno da violência na escola, e em particular o bullying, é um problema de saúde pública com graves consequências individuais e sociais. Na adolescência é especialmente crítico pela importância que as interações sociais desempenham no desenvolvimento da autonomia, identidade e adaptação social. O caso clínico que se apresenta pretende...
Integrar os idosos na Sociedade de Informação, potenciando o envelhecimento ativo através da aquisição de novas competências ao nível da literacia digital e informacional, nomeadamente competências em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de modo a facilitar a aproximação dos familiares e amigos que, geograficamente, se encontram distantes. Assim, os objetivos do projeto são: - Identificar o papel das ...
Finanças e Fiscalidade ; Master in Finance and Taxation
Tese de doutoramento. Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2007
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia Multimédia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Professor Doutor Eurico Manuel Carrapatoso
Os mundos virtuais constituem ambientes simulados, normalmente tridimensionais, mediados através de tecnologias de informação e comunicação e que se destinam a ser frequentados por utilizadores que interagem com outros através de avatares. Estes ambientes virtuais tridimensionais (3D) podem ser desenvolvidos recorrendo a software de desenho 3D em versões comerciais e open source ou criados em servidores de mund...
O processo de ensino e aprendizagem suportado por tecnologias de informação e comunicação ocorre essencialmente através da interação do aluno com recursos e atividades e da interação social e intrapessoal. Os recursos e atividades multimédia digitais correspondem, atualmente, a objetos de aprendizagem distribuídos através da World Wide Web (WWW ou simplemente Web). Contudo, a localização, a recuperação e a reut...
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