Na actual realidade social, as novas tecnologias, particularmente a Internet, constituem já parte integrante da vida quotidiana dos adolescentes, revelando-se como importantes recursos educativos, de informação e comunicação. Não obstante, também criam um ambiente pouco regulamentado que os pode expor a uma multiplicidade de riscos: cyberbullying, solicitações sexuais, cyberstalking, etc. Neste âmbito, a superv...
Embora a constituição da Internet como uma plataforma de risco à exploração sexual de crianças não constitua uma problemática recente, a expansão e larga adesão de sites destinados a uma socialização virtual vieram inflacionar a preocupação acerca dos riscos aos quais os jovens se encontram expostos aquando da sua navegação na Internet. É com base nesta premissa, e procurando dirigir-nos à necessidade de compre...
As novas tecnologias constituem um importante e valioso recurso social e informativo, no entanto, também criam uma plataforma que expõe os jovens a um vasto leque de ameaças online, como sendo o cyberbullying, solicitações sexuais, acesso a conteúdos inapropriados, etc. Com base nesta premissa, o principal objectivo desta investigação consiste em identificar que variáveis preditivas conseguem explicar a vitimiz...
O principal objectivo da presente investigação consiste em examinar a prevalência nacional do fenómeno de cyberbullying – como ocorre e as principais características (comportamentos, frequência e duração) da vitimização por este tipo de risco. De igual forma, atentando à literatura existente sobre o tema, pretendemos analisar a existência de uma sobreposição dos papéis de vítimas e agressores. Para tal, desenvo...
Na actual realidade social, as novas tecnologias, particularmente a Internet, constituem já parte integrante da vida quotidiana dos adolescentes, revelando-se como importantes recursos educativos, de informação e comunicação. Não obstante, também criam um ambiente pouco regulamentado que os pode expor a uma multiplicidade de riscos: cyberbullying, solicitações sexuais, cyberstalking, etc. Neste âmbito, a superv...
Introdução: Nos últimos dez anos, a investigação acerca da utilização das novas tecnologias por parte dos jovens tem demonstrado que a utilização da Internet e outros meios de informação e comunicação por parte dos adolescentes tem aumentado drasticamente, principalmente no que diz respeito à utilização da multiplicidade dos meios de comunicação disponíveis. Este tipo de tecnologia social permite a estes jovens...
Na actual realidade social, a Internet e as novas tecnologias fazem parte constituinte do quotidiano dos adolescentes, bem como das suas interacções sociais, permitindo um alargamento não só das suas redes sociais, como também a rapidez de comunicação e informação. No entanto, o acesso desregrado a este tipo de novas tecnologias acarreta a exposição a uma multiplicidade de riscos, sendo eles, o bullying, predad...
O principal objectivo da presente investigação consiste em examinar a prevalência nacional do fenómeno de cyberbullying – como ocorre e as principais características (comportamentos, frequência e duração) da vitimização por este tipo de risco. De igual forma, atentando à literatura existente sobre o tema, pretendemos analisar a existência de uma sobreposição dos papéis de vítimas e agressores. Para tal, desenvo...
Na actual realidade social, as novas tecnologias, particularmente a Internet, constituem já parte integrante da vida quotidiana dos adolescentes, revelando-se como importantes recursos educativos, de informação e comunicação. Não obstante, também criam um ambiente pouco regulamentado que os pode expor a uma multiplicidade de riscos: cyberbullying, solicitações sexuais, cyberstalking, etc. Neste âmbito, a superv...
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