A presente investigação empírica pretendeu averiguar o estilo de liderança e o papel do Coordenador, do Centro de Apoio Psicopedagógico do Funchal – 2.º, 3.º Ciclos e Secundário, na motivação da sua equipa. Deste modo, as temáticas liderança e motivação constituíram o quadro teórico desta dissertação. Como estratégia metodológica optámos pelo estudo de caso, com recurso às técnicas de inquérito por questionário...
Longevidade e saúde relacionam-se diretamente com o estado nutricional e os hábitos alimentares. Um estado nutricional adequado e equilibrado, evita ou atrasa o aparecimento de determinadas patologias nos idosos, favorecendo assim, a sua saúde física e mental. O aumento da população idosa leva a que, cada vez mais, os recursos sociais dos idosos sejam uma preocupação constante para a sociedade. Os objetivos des...
Em 2010, em resposta ao desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, através da Coordenadora Interconcelhia, Lucília Santos, os Serviços de Documentação do IPL uniram-se à Biblioteca Municipal de Leiria e à Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Leiria para organizar a Semana da Leitura de Leiria cujas iniciativas invadiram as escolas mas, também, a própria cidade.Depois dessa experiência bem-sucedid...
Comunicação apresentada no Includit – Conferência Internacional para a Inclusão. Leiria: Instituto Politécnico, 2013.
Comunicação apresentada no Seminário “Redes e Enredos – Partilha e Socialização do Conhecimento”, organizada pelo CFAE Centro - Oeste, Peniche, 2013.
No final do século passado e no início do presente a nutrição é reconhecida como a base da esperança média de vida emergindo a relação nutrição e envelhecimento como uma questão de saúde pública. Evidências epidemiológicas apontam para o facto do risco de inúmeras patologias associadas ao envelhecimento poder ser minimizado por uma intervenção adequada ao nível dos estilos de vida, nomeadamente, alimentação/nut...
Este trabalho, tal como o título deixa adivinhar, tem como objectivo principal analisar a aprendizagem do uso do Pretérito Imperfeito do Indicativo versus Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, mais concretamente algumas dificuldades que surgem ao longo dessa mesma aprendizagem nos aprendentes chineses dos níveis A2 e B1 (segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Assim sendo, começaremos...
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
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