Encontrados 34 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria de Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecim...


Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos

Serrazina, Maria de Lurdes; Rodrigues, Margarida

Esta comunicação insere-se no Projeto “Pensamento numérico e cálculo flexível: Aspetos críticos”. Começa por discutir o que se entende por flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo aditivo, discutindo depois os resultados de entrevistas individuais realizadas com quatro alunos (dois do 1.º ano e dois do 2.º ano) quando lhes foram propostas tarefas onde aqueles aspetos estavam presentes. Trata-se de um ...


A emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos

Serra, Paula; Rodrigues, Margarida

Este artigo apresenta parte de um estudo que se encontra a decorrer e que, entre outras questões, procura perceber quais são os processos de raciocínio e as estratégias que são utilizados pelas crianças de um grupo de 4 anos para criar, analisar e generalizar padrões de repetição e de que forma identificam a unidade de repetição de um padrão. Após a implementação das tarefas, podemos concluir que as crianças do...


Desenvolvimento do conceito de ângulo: um estudo no 5.ºano de escolaridade

Bernardo, Marisa Isabel; Rodrigues, Margarida

A investigação em curso visa compreender a influência da implementação de um conjunto de tarefas no desenvolvimento do conceito de ângulo em alunos do 5.º ano de escolaridade, procurando responder às seguintes questões: a) Que conceções revelam alunos do 5.º ano de escolaridade relativamente ao conceito de ângulo?; b) Que estratégias utilizam os alunos do 5.º ano de escolaridade na exploração das tarefas utiliz...


The woman who sees smaller objects : is it psychiatric or neurological?

Morgado, Pedro; Sotto Mayor, Joana; Rodrigues, Margarida; Cerqueira, Jo??o


Gastroenterite aguda por Salmonella não tifóide em crianças: revisão de dez anos

Pignatelli, Diana; Serviço de Pediatria, Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, EPE

Introdução e Objectivos: A Salmonella não tifóide é o agente mais frequente das toxi-infecções alimentares nos países desenvolvidos. Em Portugal são notificados em média 450 casos por ano, 80% dos quais em crianças. O presente estudo tem como objectivo a caracterização dos casos de gastroenterite aguda por Salmonella numa população pediátrica. Material e Métodos: Revisão casuística dos casos confirmados por cop...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de L...

Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos; Almeida, António

Os artigos reunidos neste volume de atas pretendem tornar acessíveis, a um público mais vasto e diversificado, a conferência plenária, proferida por Clara Rolo, e as comunicações realizadas pelos participantes no I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (I EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2013. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestr...


A proposta de programa de matemática para o Ensino Básico: um recuo de décadas

Veloso, Graciosa; Brunheira, Lina; Rodrigues, Margarida

Este artigo teve como ponto de partida o parecer que o Domínio de Matemática da Escola Superior de Educação de Lisboa elaborou na fase de discussão pública da proposta de Programa de Matemática do Ensino Básico. Corresponde a uma análise que, não podendo ser exaustiva, procura tocar os vários temas matemáticos e outros aspetos curriculares que consideramos relevantes. Da leitura conjunta da proposta de Programa...


Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas

Loureiro, Cristina; Gama, Ana; Silva, Encarnação; Rodrigues, Margarida

A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem um largo historial ao serviço da formação contínua de professores. Neste artigo, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido e a desenvolver nesse âmbito. Apresentase, primeiro, o percurso seguido, equacionando os momentos mais significativos e que se constituíram como pontos de viragem ao longo do tempo, nomeadamente, a adesão ao Programa Foco, a constitui...


O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrati...

Rodrigues, Margarida

Este artigo foca a problemática da demonstração na matemática escolar. Apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar as formas como os alunos validam os resultados matemáticos, relacionando-as com a prática social desenvolvida na aula. O estudo situa-se num paradigma interpretativo e, focando-se nos significados dos participantes— uma turma de 9.º ano, de onde foi selecionado um grupo de quatr...


34 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia