Encontrados 18 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Portugal e Brasil – dois países, quantas línguas? Critérios para a Definição de...

Gonçalves, Fernanda

A identificação de critérios para a definição de entidades linguísticas é complexa. No espaço lusófono, tal definição tem associadas consequências em termos linguísticos e sócio-políticos que se procuram caracterizar no presente trabalho, em que se recorre a dados da Aquisição das normas europeia e brasileira do Português para responder a uma questão complexa: quantas línguas existem no espaço da lusofonia? A p...


Estudo comparativo entre alunos superdotados e nãosuperdotados em relação à cri...

Gonçalves, Fernanda do Carmo

Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010. ; Nos últimos anos, no Brasil, o interesse pelo fenômeno da superdotação tem aumentado. No entanto, o país ainda necessita de maiores investimentos e pesquisas na área, de forma a possibilitar e orientar a implementação de programas e serviços para o aluno superdotado, bem como a adaptação de currículos escolares que estimulem as...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Portugal e Brasil – dois países, quantas línguas? Critérios para a Definição de...

Gonçalves, Fernanda

Nesta Comunicação, abordou-se a necessidade de respeitar critérios linguísticos (contrastados com critérios sócio-políticos)para a definição das normas do Português, tratando-se em particular os dados do Português Europeu e Brasileiro, avaliando-se a relevância de tal desígnio no âmbito da Lusofonia. Tratou-se em particular o contributo dos dados de Aquisição da Linguagem.


O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento

Gonçalves, Fernanda; Guerreiro, Paula; Freitas, Maria João

A presente publicação integra-se numa colecção de brochuras produzidas no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Esta colecção tem como objectivo disponibilizar aos docentes recursos de qualidade sobre o ensino da língua portuguesa, a partir das temáticas centrais do currículo do ensino básico. Da autoria de Fernanda Gonçalves, Paula Guerreiro e Maria João Freitas, com a colaboração de Otíli...


O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento

Gonçalves, Fernanda; Guerreiro, Paula; Freitas, Maria João; Sousa, Otília de

A partir do momento em que a criança nasce, é exposta a enunciados de fala de uma dada comunidade linguística e inicia o processo de aquisição da(s) língua(s) dessa comunidade, com o objectivo de comunicar com os seus membros. Este processo de aquisição é longo e, contrariamente ao que é assumido na generalidade, não se encontra concluído à entrada na escola. Como veremos nas secções seguintes, múltiplos aspect...


Transferência intermanual de aprendizagem numa tarefa de antecipação-coincidênc...

Gonçalves, Fernanda Fernandes

2º Ciclo em Actividade Física para a Terceira Idade


A Educação Física em Portugal: Contributo da obra pedagógica de Manuel Sérgio n...

Gonçalves, Fernanda Sofia da Silva

A motricidade humana pressupõe um “ (…) paradigma emergente, anti-dualista e holístico, expressão na passagem do físico ao motor, em que a Educação Física é a pré-ciência da Ciência da Motricidade Humana ou como ramo pedagógico desta ciência” (Sérgio, 1994). Manuel Sérgio Vieira e Cunha Professor Catedrático, sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana, da Sociedade Portuguesa de Motricidade...

Data: 2010   |   Origem: Repositório da UTAD

Os efeitos da animação artística : a música como factor de inclusão dos alunos ...

Gonçalves, Fernanda Maria Pereira Pires

Estimular e promover a Inclusão, assim como educar na diversidade, não é tarefa fácil para as escolas, bem como para todos os agentes que nela intervêm. Para que o espaço escola se traduza num lugar onde todos os alunos se sintam integrados e vejam os seus direitos garantidos, haverá com certeza um grande caminho a percorrer, independentemente do género, idade, cultura, religião ou classe social. Neste contexto...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação – um projecto ...

Mogarro, Maria João; Gonçalves, Fernanda; Casimiro, Jorge; Oliveira, Inês

Comunicação apresentada no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, que se realizou no Porto, Portugal, de 20 a 23 de Junho de 2008. Os dados aqui apresentados referem-se a esta data. ; Neste texto apresenta-se o Projecto Inventariação e Digitalização do Património Museológico da Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação portug...


Correlação entre posicionamento escapular, análise postural funcional e grau de...

Moraes,Geraldo Fabiano de Souza; Gonçalves,Fernanda Moreira; Silva,Júnia Darth; Soares,Natália Spindola

OBJETIVO: Avaliar e mensurar o posicionamento escapular e correlacioná-lo com o grau de incapacidade e avaliação funcional de ultrassonografistas. MATERIAIS E MÉTODOS: Dezoito médicos, divididos em grupos sintomático e assintomático em relação à presença de dor por mais de seis meses, responderam a uma entrevista e foram submetidos a avaliação física e aplicação do DASH Brasil. Foi realizada a medida do ângulo ...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

18 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento








Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia