No âmbito do Mestrado em Gestão da Prevenção de Riscos Laborais, procede-se a uma investigação com vista à identificação dos Fatores de Riscos Psicossociais nos trabalhadores dos Serviços Administrativos e de Emergência das Delegações Centro e Sul do Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM. Pretende-se colmatar essa lacuna visto que o INEM, até então, nunca efetuou nenhuma avaliação dos Fatores de Riscos...
O processo evolutivo de qualquer criança atende a vários fatores que contribuem para uma contínua adaptação às mudanças. A atividade física (AF), desde que orientada e estimulada ao longo da vida, é considerada um desses fatores. Encontra-se em fase de desenvolvimento um estudo que pretende determinar se existe relação entre a prática da AF na infância e o subsequente estilo de vida na vida adulta. Para o efeit...
O carcinoma colo-retal é, atualmente motivo de grande preocupação na comunidade científica pela sua incidência. Os mais de seis mil novos casos por ano e uma taxa de mortalidade próxima dos 50%, são muito significativos. O cancro colo retal, o segundo de maior incidência na Europa e também o segundo de maior incidência e mortalidade em Portugal, mata uma pessoa a cada minuto no Mundo. As estatísticas globais d...
Projeto de investigação ; A atividade física é um fator que muito contribui para o equilíbrio e desenvolvimento harmonioso da pessoa. Neste projeto pretendemos conhecer a perceção das crianças sobre a prática da atividade física como fator importante para a promoção da saúde, para retirar ilações que contribuam para a melhoria da Educação Física na escola no âmbito da formação das crianças para a saúde. Constr...
Este estudo visa analisar, numa perspectiva de educação para a saúde, a evolução dos programas nacionais de Educação Física nos diversos níveis de ensino, bem como a transposição didáctica para os manuais escolares e efectuada pelos professores. Verifica-se que os programas de Educação Física do 1º ciclo (6-9 anos de idade) não referem nenhum subtema dentro das categorias “Temas de saúde” e “ Saúde e qualidade ...
O Ministério da Educação elabora os programas, referindo as competências essenciais para cada ciclo de escolaridade para que haja, a nível nacional, uma equidade nos conteúdos a leccionar. Cabe ao docente examinar, interpretar e agir em concordância com eles, adaptando-os às condições da escola e recursos da comunidade, num projecto que vá ao encontro dos alunos. Este estudo visa analisar, numa perspectiva de ...
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