Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O papel das atividades dramáticas na dimensão cultural da relação escola-família

Gomes, João Lopes Marques

A integração das artes no contexto educativo, nomeadamente a expressão dramática e o teatro, contribui de forma significativa para a melhoria das interações entre os seus intervenientes criando um espaço de expressão/comunicação favorável à aquisição de conhecimentos, ao desenvolvimento individual e coletivo numa dinâmica de natureza cooperativa. Sendo uma área aberta à imaginação e criatividade pode desempenha...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Do sujeito como ator e protagonista da ação

Gomes, João Lopes Marques

A obra de Augusto Boal tem uma dimensão alargada e diversificada de intervenção, que consideramos necessário situar, procurando referenciar o seu percurso com destaque para três domínios em particular que se nos afiguram essenciais: as práticas de teatro popular e a sua relação como trabalho de Paulo Freire; as relações com o psicodrama e o jogo como prática de formação.

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Práticas dramáticas e competências essenciais

Gomes, João Lopes Marques

As práticas dramáticas estão hoje integradas no sistema educativo português fazendo parte integrante dos programas do ensino básico e pré-escolar. De natureza essencialmente humanista estas actividades foram muito influenciadas por especialistas do Quebeque, no Canadá, sobretudo uma linha de investigação que defendia que os modelos de formação neste domínio deveriami basear-se na articulação entre três modalida...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O papel das práticas dramáticas no desenvolvimento pessoal e profissional: Um e...

Gomes, João Lopes Marques

A comunidade educativa está hoje em dia mais exposta no exercício da sua acção à complexidade do mundo actual o que requer, por parte dos professores em particular, o domínio de competências que respondam às exigências da vida escolar criando os meios necessários para preparar os seus educandos para os desafios do futuro. A integração das artes no contexto educativo, nomeadamente a expressão dramática e o teatr...

Data: 2011   |   Origem: Repositório da UTAD

Augusto Boal e o teatro do oprimido

Gil, José; Gomes, João Lopes Marques

O Teatro do Oprimido designa um conjunto de actividades dramáticas que têm como referência o trabalho desenvolvido, a partir de 1956, por Augusto Boal no Teatro Arena de São Paulo, no Brasil, sendo considerado como um teatro de intervenção ou teatro popular. A sua prática visa a criação de condições para que os intervenientes nesse processo, através da exploração da linguagem teatral, desenvolvam a capacidade d...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia