Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A question of scale? Lázló Almásy’s desert mapping and its postcolonial rewriting

Gil, Isabel Capeloa

In the wake of postcolonial studies, questions of power and space have gained pivotal significance and geography has become a powerful tool in cultural analysis. However, the simple and metaphorical use of spatial metaphors, such as the cultural appropriation of mapping and cartography, is problematic in so far as it presumes that space is not complex. The understanding of scale in this article thus does not pr...


O que significa Estudos de Cultura?: um diagnóstico cosmopolita sobre o caso da...

Gil, Isabel Capeloa

O artigo discute a formação do campo de Estudos de Cultura relativamente a duas formações geralmente a ele associadas, os Estudos Culturais e as Ciências da Cultura, de vertente literário-hermenêutica. A partir do estudo de caso da subdisciplina Cultura alemã, argumenta-se que os Estudos de Cultura se definem como campo de estudos metadisciplinar e organizado de forma temática, respondendo à exigência de comple...


A Tangled Web: ideas, images, symbols

Faria, Luísa Leal de; Paisana, Joanne; Serras, Adelaide Meira; Ramos, Iolanda Freitas; Mendes, Ana Cristina; Malafaia, Maria Teresa de Ataíde


Terrores nocturnos: a noite e a estética noir em Edgar Allan Poe

Gil, Isabel Capeloa

Partindo de uma discussão acerca da modernidade escópica, o ensaio discute a pedagogia dos limites associada à noite na teoria cultural e filosófica e o modo como a penetração do espaço nocturno veio modificar a relação do sujeito com o mundo na era moderna, ancorando-se numa análise representativa de textos de Edgar Allan Poe. A tecnologia da luz articula-se com a tecnologia da visão num modelo de progresso eu...




6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia