Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade: os resultados dos a...

Gaitas, Sérgio Miguel Protásio

Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada, Área de especialidade Psicologia Educacional ; O presente estudo teve como objetivo caracterizar as práticas de ensino da linguagem escrita em Portugal e perceber o seu impacto na aquisição da leitura no final do 1º ano de escolaridade. A primeira etapa deste estudo correspondeu a um estudo descritivo e comparativo com o realizado por Fijalkow (2003) em França. A pa...


Práticas de ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade

Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Martins, Margarida Alves

A investigação sobre o ensino da linguagem escrita tem descrito o debate e a controvérsia sobre a melhor forma de iniciar os alunos neste processo complexo. Este debate tem como principais intervenientes os defensores do método sintético, que defendem a importância do domínio do código da linguagem escrita – as letras têm sons que se combinam para formar palavras de forma mecânica e previsível, e os defensores ...


Dificuldade sentida por professores do 2º e 3º ciclos na implementação de práti...

Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Pipa, Joana

O acolhimento e a resposta educativa de qualidade à diversidade dos alunos no contexto de sala de aula constituem-se como um grande desafio à comunidade educativa que, ao ser vencido, fará com que a qualidade na educação seja possível para todos os alunos, sem excepção (Morgado, 2004). Contudo, a organização do trabalho por parte dos professores parece ser desadequada aos objectivos educativos. Os professores h...


Educação, diferença e psicologia

Gaitas, Sérgio Miguel Protásio; Morgado, José

Os modelos orientadores da intervenção do psicólogo educacional sugerem uma multiplicidade de oportunidades/opções que cada profissional terá que fazer. A investigação tem sugerido que a aprendizagem cooperativa conduz todos os alunos a uma melhor eficácia na aprendizagem. Apesar de muitos psicólogos ainda adoptarem uma perspectiva de intervenção individual, o objectivo deste ensaio é discutir as diferentes abo...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data




Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia