Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Vinculação, práticas educativas na primeira infância e intervenção precoce

Fuertes, Marina; Instituto Politécnico de Lisboa- Escola Superior de Educação

Neste número da revista Interacções apresentamos estudos sobre a vinculação, a qualidade das práticas educativas na primeira infância e experiências de equipas de intervenção precoce. Pretendemos proporcionar aos leitores alguns estudos na área assim como o conhecimento de alguns conceitos críticos para a intervenção precoce e para a compreensão dos comportamentos relacionais da criança, sobretudo em situação d...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Estudo exploratório sobre as representações dos pais relativamente à educação e...

Assis, Mónica; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Tendo em conta o aumento do número de estruturas de apoio à primeira infância, particularmente, a expansão da creche, a investigação tem-se debruçado sobre as questões da qualidade. A generalidade dos estudos centra-se na discriminação das dimensões de qualidade e, raramente, a representação dos pais sobre a creche (e sua qualidade) tem sido alvo de estudo. Partindo do pressuposto que a discussão sobre a qualid...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Processamento sensorial e interacção diádica como promotores de resiliência nas...

Costa, Maria Antónia; Santos, Pedro Lopes dos; Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

A pesquisa sobre resiliência sugere que a criança que se desenvolve em contexto adverso, poderá usufruir de atributos relevantes, pessoais e do ambiente. Neste sentido pretendeu-se estudar, até que ponto, as competências de modulação sensorial da criança e a qualidade das interacções mãe-filho, influenciavam as trajectórias de risco e podiam promover as oportunidades de resiliência da criança. Participaram no e...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenç...

Fuertes, Marina

Sabendo que a qualidade da vinculação afecta a formação da personalidade e o desenvolvimento infantil, é crucial estudar a relação entre pais e filhos no contexto das práticas de intervenção precoce. A vinculação pode ser uma área de actuação (em situações de risco como o abuso e o mau trato infantil) ou uma força (quando a família é uma base segura) passível de superar desvantagens sociais e atrasos de desenvo...


Estudo exploratório sobre a classificação da vinculação atípica: desorganização...

Fuertes, Marina

Os estudos da vinculação têm como denominador comum a teoria da vinculação proposta por Boelby...


Momentos de interação em que as emoções se apre(e)ndem: est...

Fuertes,Marina; Faria,Anabela; Soares,Hélia; Oliveira-Costa,Antónia

Numa amostra com 99 díades mãe-filho (sem condições evidentes de risco), tendo os bebês entre 3 e 6 meses, analisamos breves sequências de jogo livre. Pretendíamos estudar a interacção mãe-filho num registo próximo do dia a dia. Para o efeito, avaliamos: a expressão facial, expressão vocal, posicionamento e manipulação, expressão afetiva, reciprocidade, directividade e jogo proporcionados pelas mães. Nos bebês ...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Se não pergunta como sabe?: Dúvidas dos pais sobre a educação de infância

Fuertes, Marina

No presente estudo exploratório, realizámos 21 entrevistas semi-estruturadas a pais de crianças entre os 2 e os 5 anos com o intuito como conhecem escolhem os pais a creche ou o jardim-de-infância dos seus filhos e qual o seu grau de conhecimento sobre o modelo educativo usado por essa escola. No entanto, foram sobretudo as dúvidas dos pais que se destacaram neste trabalho. Essas dúvidas são o eixo orientador d...


Momentos de interação em que as emoções se aprendem : estudo exploratório sobre...

Fuertes, Marina; Faria, Anabela; Soares, Hélia; Costa, Antónia Oliveira

Numa amostra com 99 díades mãe-filho (sem condições evidentes de risco), tendo os bebês entre 3 e 6 meses, analisamos breves sequências de jogo livre. Pretendíamos estudar a interacção mãe-filho num registo próximo do dia a dia. Para o efeito, avaliamos: a expressão facial, expressão vocal, posicionamento e manipulação, expressão afetiva, reciprocidade, directividade e jogo proporcionados pelas mães. Nos bebês ...


A outra face da investigação: Histórias de vida e práticas de intervenção precoce

Fuertes, Marina

O presente artigo teórico apresenta e discute a relação entre a investigação e a prática em intervenção precoce. No domínio do desenvolvimento sócio-emocional e da relação entre pais e filhos, surgem várias linhas de investigação que podem conduzir a práticas suportadas empiricamente. Neste trabalho, partimos de duas histórias de vida encontradas no decurso de uma pesquisa científica para a apresentação do esta...


Developmental and evolutionary assumptions in a study about the impact of prema...

Fuertes, Marina; Faria, Anabela; Soares, Hélia; Crittenden, Patricia

In order to study the impact of premature birth and low income on mother–infant interaction, four Portuguese samples were gathered: full-term, middle-class (n=99); premature, middle-class (n=63); full-term, low income (n=22); and premature, low income (n=21). Infants were filmed in a free play situation with their mothers, and the results were scored using the CARE Index. By means of multinomial regression anal...


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia