Os media e os utilizadores contemporâneos participam activamente na evolução do jornalismo online, particularmente pela aparente liberdade de acesso à informação, velocidade e interactividade, que impulsionam a vontade de colaborar e partilhar. No entanto, a interacção anunciada como um dos aspectos mais relevantes por parte dos teóricos, empresas e utilizadores está ainda longe das expectativas iniciais, o que...
OBJETIVO: Avaliar custos e conseqüências da assistência pré-natal na morbimortalidade perinatal. MÉTODOS: Estudo avaliativo com dois tipos de análise - de implantação e de eficiência, realizado em 11 Unidades de Saúde da Família do Recife, PE, em 2006. Os custos foram apurados pela técnica activity-based costing e a razão de custo-efetividade foi calculada para cada conseqüência. As fontes de dados foram sistem...
Com o objetivo de avaliar a completitude das variáveis da declaração de óbito de menores de um ano residentes em Pernambuco, foi realizado um estudo avaliativo, descritivo de série temporal. A população do estudo foi composta pelo total de óbitos de menores de um ano residentes em Pernambuco, no período de 1997 a 2005, contidos na base de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, disponibilizados pelo ...
This project is a proposal for a case study that aims to describe and understand communicative and pedagogical processes involved in Second Life in a context of second language learning, by modelling in-world lessons of Portuguese as a second language for ERASMUS students arriving in Portugal. The purpose is to provide examples of situated elearning driven activities and perceive how an immersive context stimul...
Em mundos virtuais como Second Life, a associação entre indivíduos e a consequente construção de comunidades parece efectuar-se tendo como base dois factores fundamentais: as afinidades em torno dos objectivos criados online, como é o caso das comunidades temáticas, e as afinidades em torno de uma proximidade sócio-cultural que, habitualmente, deriva de uma proximidade geográfica na vida real. Esta comunicação ...
A construção de identidades e de novos paradigmas comunicacionais e espaciais em mundos virtuais online parece conduzir à reconstrução mental de novas formas de comunicar e de ocupar e representar o espaço, com consequências de retro-alimentação entre a ficção e a realidade. Por outro lado, estes novos paradigmas podem indiciar a instituição de novas formas de poder e de dominação que constituirão a base de um ...
O Ministério da Saúde tem realizado importante investimento na melhoria da qualidade dos sistemas de informação sobre mortalidade e nascidos vivos. Entretanto, na maioria dos estados brasileiros a mortalidade infantil ainda é calculada por métodos indiretos, sem levar em consideração os avanços ocorridos nessa área. O objetivo deste artigo é avaliar a adequação das informações de óbitos e nascimentos nos municí...
A construção de identidades e de novos paradigmas comunicacionais e espaciais em mundos virtuais online tem vindo a assumir-se como um dos elementos mais marcantes na estética contemporânea da simulação (Turkle, 1995). As noções de presença e de reconhecimento (Heeter, 1992) de novos “eus” plurais e multiformes num território virtual não geo-referenciado, conduz à reconstrução mental de novas formas de comunica...
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