Resumo apresentado no "2nd International Congress IPLeiria Health : Challenges & Innovations in Health, 2014" ; O desenvolvimento da voz acompanha o desenvolvimento do indivíduo, física, psicológica e socialmente [1-2]. Na criança, o desenvolvimento vocal decorre de uma forma particularmente intensa, pois a voz veicula toda a variabilidade de expressões das descobertas que a criança vai realizando [2-4]. Exist...
O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados obtidos com o seu dese...
PURPOSE: The objective of this research was to assess the auditory abilities of Portuguese children and compare such abilities to the score of the Scale of Auditory Behaviors (SAB). METHODS: Fifty-one children were evaluated with audiometry, speech audiometry, acoustic immittance measures, and eight behavioral tests involving dichotic listening, monotic listening, temporal processing, and sound localization. Th...
O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o desempenho acadé...
O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o seu desempenho ac...
A avaliação do Processamento Auditivo (PA) por meio de testes comportamentais inclui a apresentação de testes monóticos e dicóticos, com material verbal e não-verbal. Na apresentação de testes verbais é importante a escolha de uma voz adequada tanto na qualidade vocal quanto no tom e na inflexão vocal usada na região. O objetivo deste estudo foi construir e validar dois testes verbais, Fala com Ruído (FR) e Dic...
OBJETIVO: Avaliar o perfil demográfico dos pacientes atendidos na Campanha da Catarata e correlacionar as características do sistema de referenciamento com o desfecho cirúrgico. MÉTODOS: Estudo prospectivo, observacional, realizado com pacientes atendidos no ambulatório de Oftalmologia do Hospital Santa Clara do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre referenciados à consulta via Campanha de Catarata ent...
Os estudos e análises acerca do processamento auditivo central são realidades pouco exploradas em Portugal, dado o elevado grau de complexidade deste processo. Um profundo conhecimento sobre a estrutura do sistema auditivo é fundamental para uma adequada avaliação da sua estrutura básica e do seu funcionamento neuronal. Pretende-se com este trabalho abordar a anatomofisiologia do sistema nervoso auditivo centra...
TEMA: consciência fonológica e o aprendizado da leitura e escrita. OBJETIVO: realizar uma revisão de literatura acerca do tema com o objetivo de retomar conceitos dispostos recentemente na literatura e oferecer ao Fonoaudiólogo a possibilidade de revisão de suas práticas para (re)formulação de estratégias terapêuticas. CONCLUSÃO: é possível observar que os estudos convergem para a importante relação no desenvol...
Objetivos: Verificar a eficácia terapêutica do programa de treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Método: Participaram deste estudo 40 escolares de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, de 2 a 4ª séries do ensino fundamental. Como procedimentos foram utilizados o Instrumento de Avaliação Seqüencial – CONFIAS e testes de avaliação do processamento auditivo e o programa Audio Training®. Conc...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |