Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. ...
Este artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referent...
O objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas...
Neste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das idéias e concepções ...
O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que lev...
O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que lev...
OBJETIVO: Observar os efeitos da injeção intraestromal de biguanida a 0,02%, 0,1% e 0,5% em córnea de coelhos. MÉTODOS: Experimento prospectivo duplo cego. Foram utilizados 8 coelhos, identificados aleatoreamente e divididos em 4 grupos de 2 coelhos cada, ocorrendo a administração intraestromal de 0,2ml do fármaco na córnea do olho direito. O primeiro grupo recebeu biguanida na concentração de 0,02%, o segundo ...
OBJETIVO: Avaliar a epidemiologia, os possíveis fatores desencadeantes, complicações encontradas e as variedades de tratamentos administrados a um grupo de pacientes com complicações oculares secundárias à síndrome de Stevens-Johnson. MÉTODOS: Realizado estudo prospectivo, série de casos com 22 pacientes portadores de síndrome de Stevens-Johnson. Os pacientes foram estudados seguindo um protocolo com o objetivo...
Descrevemos um caso de ceratoconjuntivite cicatricial bilateral em uma paciente portadora de líquen plano e apresentamos revisão da literatura mundial sobre esse assunto. Cicatrização conjuntival, com formação de simbléfaro, olho seco, infiltração corneana, neovascularização e afinamento foram os sinais observados. Diagnóstico foi baseado nos achados clínicos e biópsia, após exclusão das causas típicas de cerat...
Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |