Encontrados 56 documentos, a visualizar página 1 de 6

Ordenado por Data

Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora para o desenvolvimen...

Oliveira, Márcia Márcia Rozenfeld Gomes de; Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFSCar

Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutores

Sudan, Daniela Cassia; Mestre pelo Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. São Paulo.

Este artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referent...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores

Pierson, Alice Helena Campos; Depto. de Metodologia de Ensino – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

O objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do ...

Brito, Luisa Dias; Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos.; Souza, Marcos Lopes de; Universidade do Sudoeste da Bahia.

Neste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das idéias e concepções ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A construção de saberes docentes por licenciandos e sua influência na identific...

Santos, Mariana dos; Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino

O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que lev...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identifica...

Santos, Mariana; Freitas, Denise

O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que lev...


Avaliação histopatológica dos efeitos colaterais do uso intraestromal de biguan...

Rossi,Lucas Vieira Bueno; Espindola,Eduardo Vieira Braga; Obeid,Wilson Nahmatallah; Montovan,Fernando Buzatto; Marculino,Leonardo Guedes

OBJETIVO: Observar os efeitos da injeção intraestromal de biguanida a 0,02%, 0,1% e 0,5% em córnea de coelhos. MÉTODOS: Experimento prospectivo duplo cego. Foram utilizados 8 coelhos, identificados aleatoreamente e divididos em 4 grupos de 2 coelhos cada, ocorrendo a administração intraestromal de 0,2ml do fármaco na córnea do olho direito. O primeiro grupo recebeu biguanida na concentração de 0,02%, o segundo ...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Estudo dos achados oculares na síndrome de Stevens-Johnson em pacientes de cent...

Franca,Marciel Dourado; Lima,Jane Palma Galrão; Freitas,Denise de; Cunha,Marcelo; Gomes,José Álvaro Pereira

OBJETIVO: Avaliar a epidemiologia, os possíveis fatores desencadeantes, complicações encontradas e as variedades de tratamentos administrados a um grupo de pacientes com complicações oculares secundárias à síndrome de Stevens-Johnson. MÉTODOS: Realizado estudo prospectivo, série de casos com 22 pacientes portadores de síndrome de Stevens-Johnson. Os pacientes foram estudados seguindo um protocolo com o objetivo...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Ceratoconjuntivite cicatricial bilateral associada a líquen plano: relato de caso

Diniz,Camila Melo Gadelha Pereira; Vieira,Luiz Antonio; Rigueiro,Moacyr Pezati; Vasconcelos,Mônica; Freitas,Denise de

Descrevemos um caso de ceratoconjuntivite cicatricial bilateral em uma paciente portadora de líquen plano e apresentamos revisão da literatura mundial sobre esse assunto. Cicatrização conjuntival, com formação de simbléfaro, olho seco, infiltração corneana, neovascularização e afinamento foram os sinais observados. Diagnóstico foi baseado nos achados clínicos e biópsia, após exclusão das causas típicas de cerat...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Congresso de ciências do cotidiano: uma proposta inovadora do desenvolvimento d...

Oliveira, Márcia; Bozzini, Isabela; Monte, Maria; Freitas, Denise

Este trabalho discute as contribuições da disciplina Prática de Ensino de Ciências para a formação reflexiva dos futuros professores de Ciências e Biologia. Essa disciplina foi permeada pelo desafio de organizar, executar e avaliar um “Congresso sobre as Ciências do Cotidiano” em parceria com nove escolas do Ensino Fundamental da rede pública de São Carlos – SP (Brasil); o que deu ao curso um caráter inovador. ...


56 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia