Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Criminologia ; De acordo com as estatísticas oficiais, nos últimos 5 anos, os crimes contra a propriedade aumentaram cerca de 21,12% no Concelho do Porto. O presente trabalho tem como objetivos analisar a problemática da relação entre o espaço público urbano, o crime e os métodos de prevenção cr...
Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar d...
Apresentamos neste artigo os resultados de uma tarefa matemática sobre perceção de relações espaciais, realizada por crianças do pré-escolar e 1.º ano do ensino básico, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado que pretende estudar de que forma as capacidades de visualização são trabalhadas no pré-escolar e 1.º ano e de que forma as crianças exibem essas capacidades de visualização. Analisaremos...
Ninguém questiona o facto de que o conhecimento matemático dos professores desempenha um papel crucial no seu ensino. Em Portugal, o novo programa de matemática para o ensino básico introduz as transformações geométricas a partir do 1.º ano de escolaridade. Sendo este um tema novo no currículo elementar, parece importante compreender que conhecimento detêm os futuros professores sobre o assunto. Neste ar...
Neste poster, apresentamos um projeto que pretende abordar de forma conglomerada conhecimentos, raciocínios, argumentação e representações de alunos e professores dos primeiros anos. Perspetiva-se como uma das formas de contribuir para uma melhoria dos conhecimentos geométricos de alunos e professores bem como para uma possível mudança de foco na prática e na formação geométrica de professores.
Neste poster, apresentamos um projeto que pretende abordar de forma conglomerada conhecimentos, raciocínios, argumentação e representações de alunos e professores dos primeiros anos. Perspetiva-se como uma das formas de contribuir para uma melhoria dos conhecimentos geométricos de alunos e professores bem como para uma possível mudança de foco na prática e na formação geométrica de professores.
This study intends to analyze the implications that an unconventional approach of Mathematics, in context of classroom, will have in 6 grade pupils. This approach consists of a reorganization of part of the mathematics curriculum, more concretely of the Thematic Unit - Geometry, through the methodology of Project Based Learning. The curricular reorganization was based on some principles concerning the teach...
Estamos convictas de que a preservação das memórias é, tal como o próprio Heródoto (séc. V a. C.) defendia, a melhor forma para se compreender o presente e para se preparar o futuro. É nosso propósito compreender a evolução dos programas de formação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, nomeadamente no que respeita ao conhecimento matemático e perceber que dimensão é atribuída ao conce...
This paper exhibits a small part of a PhD degree project on the theme: “The fundamental concept of Measure: epistemological and pedagogical aspects related with the first six years of schooling”. It aims at presenting the analyzis of the fundamental concept of measure at the so called elementary levels of schooling, in Portugal. We intend to: 1) distinguish elementary concepts and fundamental concepts; 2) expla...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |