Encontrados 21 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Validação da escala clima para criatividade em sala de aula

Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro S.; Peixoto, Francisco José Brito

O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensõe...


Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância

Sathler,Thaïs Cardoso; Fleith,Denise de Souza

Este estudo investigou estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância. Participaram desta pesquisa 122 alunos de um curso de graduação naquela modalidade. Utilizou-se uma escala que avaliava a percepção dos alunos tanto acerca da implementação, realizada por seu tutor, de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade, quanto acerca das barreiras à criatividade na...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de ...

Chagas,Jane Farias; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adol...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Criatividade na educação superior: fatores inibidores

Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula....

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal : uma análise comparativa

Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Miranda, Lúcia

Este estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil ...


Estudo comparativo sobre superdotação com famílias em situação socioeconômica d...

Chagas,Jane Farias; Fleith,Denise de Souza

Este estudo teve como objetivo descrever e comparar características de famílias em situação socioeconômica desfavorecida relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. Participaram da pesquisa 28 famílias residentes no Distrito Federal, sendo 14 com superdotados e 14 sem filhos superdotados. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Sucesso Parental - PSI, do Teste de Pensamento Cri...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental

Alencar,Eunice M. L. Soriano de; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo é investigar a percepção de professores do ensino fundamental sobre barreiras que os dificultam a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus alunos. Participaram do estudo 398 professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares localizadas no Plano Piloto de Brasília e em outras regiões administrativas do Distrito F...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escola

Castro,Júlia Soares Rosa de; Fleith,Denise de Souza

Este estudo investigou a criatividade e barreiras pessoais à sua expressão entre professores com mais e menos experiência docente da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Examinou-se ainda a percepção do clima de sala de aula para a criatividade entre alunos destes professores. Participaram desta pesquisa 52 professores e 967 alunos. Foram utilizados os Testes Torrance de Pensamento...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

A influência da família no desenvolvimento da superdotação

Silva,Paulo Vinícius Carvalho; Fleith,Denise de Souza

Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar crit...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura

Ribeiro,Rejane Arruda; Fleith,Denise de Souza

Este estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inven...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

21 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia