Encontrados 23 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Perceptions of barriers to personal creativity : validation of an inventory inv...

Morais, Maria de F??tima; Almeida, Leandro S.; Azevedo, Ivete; Alencar, Eunice; Fleith, Denise

The topic of creativity in higher education has been increasingly emphasized as support to the social and technological innovation. This study presents the adaptation and validation of the Inventory of Barriers to Personal Creativity (Alencar, 1999) for Portuguese college students. The sample was composed by 582 students from a public university in Northern Portugal, whose ages ranged from 18 to 59 (M=23.41; SD...


Validação da escala clima para criatividade em sala de aula

Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro S.; Peixoto, Francisco José Brito

O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensõe...


Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância

Sathler,Thaïs Cardoso; Fleith,Denise de Souza

Este estudo investigou estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância. Participaram desta pesquisa 122 alunos de um curso de graduação naquela modalidade. Utilizou-se uma escala que avaliava a percepção dos alunos tanto acerca da implementação, realizada por seu tutor, de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade, quanto acerca das barreiras à criatividade na...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de ...

Chagas,Jane Farias; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adol...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Criatividade na educação superior: fatores inibidores

Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula....

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal : uma análise comparativa

Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Miranda, Lúcia

Este estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil ...


Estudo comparativo sobre superdotação com famílias em situação socioeconômica d...

Chagas,Jane Farias; Fleith,Denise de Souza

Este estudo teve como objetivo descrever e comparar características de famílias em situação socioeconômica desfavorecida relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. Participaram da pesquisa 28 famílias residentes no Distrito Federal, sendo 14 com superdotados e 14 sem filhos superdotados. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Sucesso Parental - PSI, do Teste de Pensamento Cri...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental

Alencar,Eunice M. L. Soriano de; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo é investigar a percepção de professores do ensino fundamental sobre barreiras que os dificultam a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus alunos. Participaram do estudo 398 professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares localizadas no Plano Piloto de Brasília e em outras regiões administrativas do Distrito F...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escola

Castro,Júlia Soares Rosa de; Fleith,Denise de Souza

Este estudo investigou a criatividade e barreiras pessoais à sua expressão entre professores com mais e menos experiência docente da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Examinou-se ainda a percepção do clima de sala de aula para a criatividade entre alunos destes professores. Participaram desta pesquisa 52 professores e 967 alunos. Foram utilizados os Testes Torrance de Pensamento...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

A influência da família no desenvolvimento da superdotação

Silva,Paulo Vinícius Carvalho; Fleith,Denise de Souza

Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar crit...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

23 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia