Abstract: The Laboratory of Colonial Agricultural and Technology, part of the High Institute of Agronomy (I.S.A.), Lisbon, was inserted into the “politics of scientific research and education” of the National Board of Education ( J.E.N.) 1929-1936. From the role played by its Director – Carlos de Mello Geraldes – we can have an archeology of ideas on the role of colonial agronomy research and scientific practic...
A agenda de investigação do atual projeto sobre a Junta de Educação Nacional (1929-1936), foi sendo construída no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) – há cerca de uma década. Em 2003 publicaram-se os textos apresentados ao 6.º Encontro de Évora de História e Filosofia da Ciência (realizado em 2001): Ciência em Portugal na primeira metade do século XX, uma primeira incur¬são pela histó...
The advent of Republic in 1910 brought important higher education reforms in Portugal. In spite of strong political and financial difficulties in the next two decades, Portuguese universities supported graduation studies of young physics teachers abroad. However these relevant initiatives Portuguese republican government was not successful in creating a national institution able to promote and funding the or...
In Portugal, since the end of the eighteen century, science professors at superior schools made scientific voyages through Europe. In 19th century, the country possessed two Polytechnic Schools, at Lisbon and Oporto, and one University in Coimbra, already centenary (1290). In the firsts decades of 20th century the Portuguese Governments tried to implement reforms at the superior education. In 1907 it ordered th...
«Tendo toda a Europa ficado alarmada com a perigosa querela sobre uma fórmula de álgebra, etc., as duas partes mais interessadas nesta guerra, desejando evitar uma efusão de tinta susceptível de, com o tempo, se tornar insuportável para todos os leitores, chegaram a um acordo de paz filosófica na matéria seguinte (…).» É assim que começa o «Tratado de paz concluído entre o Sr. Presidente e o Sr. Professor», a...
A Junta de Educação Nacional (JEN) [16-Jan-1929] foi criada com o objectivo de desenvolver o trabalho científico nacional, não só o embrião que já existia nas Universidades, mas também em instituições científicas autónomas. Esperava-se ainda que a JEN criasse Centros de Investigação em diversas disciplinas e subsidiasse o seu funcionamento. Contudo, nos primeiros anos de funcionamento a JEN deparou-se com um pa...
1. A História da “história das ciências”– percursos, ideias, actores, querelas (Versão adaptada de uma conferência já publicada: Fitas, A.J.Santos (2009). História das Ciências: das Muitas memórias à necessidade da história. In II Jornadas de memória Militar – Os militares a ciência e as artes. Lisboa: Academia Internacional da Cultura Portuguesa. 17-39. 2. A Ciência e a Filosofia da Ciência na transição para...
A Junta de Educação Nacional/(Instituto para a Alta Cultura), enquanto instituição promotora da integração portuguesa nas redes de circulação científica transnacionais, constitui uma temática fundamental das actuais agendas de investigação historiográfica . Entre 1929 e 1938, por intermédio deste organismo, Portugal procurou um maior envolvimento nas redes comunicacionais da ciência proporcionadas por uma das p...
Já desde o sec. XIX que o atraso do país em matéria de investigação e ensino era notório e sentido pelos poderes públicos, contudo a vontade política de actuar sobre esta situação, através dos meios legislativos e financeiros necessários, era muito débil, quase inexistente. As medidas lançadas pela reforma republicana do ensino superior obrigavam, em parte, a uma renovação dos quadros, o que implicaria, da part...
A Junta de Educação Nacional/(Instituto para a Alta Cultura), enquanto instituição promotora da integração portuguesa nas redes de circulação científica transnacionais, constitui uma temática fundamental das actuais agendas de investigação historiográfica. Entre 1929 e 1938, por intermédio deste organismo, Portugal procurou um maior envolvimento nas redes comunicacionais da ciência proporcionadas por uma das pr...
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